Secções
Entrar

Trump ameaça com tarifas países que “não alinhem” com planos dos EUA para Gronelândia

Negócios 16 de janeiro de 2026 às 16:48

O impasse sobre o futuro da maior ilha do mundo mantém-se. O Presidente norte-americano tem insistido repetidamente que os EUA precisam de controlar o território, uma ambição que tem sido rejeitada repetidamente pelos dinamarqueses e pelos gronelandeses.

Num evento na Casa Branca, o Presidente norte-americano voltou a usar tarifas como uma ameaça. Desta feita, o republicano disse que pode vir a “aplicar tarifas a países que não alinhem com [a solução dos EUA para] a Gronelândia, porque precisamos da Gronelândia para a segurança nacional”, cita a Bloomberg.
Trump enfrenta microfones após decisão judicial sobre tarifas comerciais nos EUA AP
A afirmação de Trump chega depois de, na quarta-feira, para decidir o futuro da ilha, confirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, numa conferência de imprensa em Washington DC que se seguiu à sua reunião com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, e o secretário de estado Marco Rubio, na qual esteve também presente a conselheira de Negócios Estrangeiros da Gronelândia, Vivian Motzfeldt. Ainda durante esta sexta-feira, 16 de janeiro, um grupo de senadores e representantes norte-americanos encontraram-se com legisladores dinamarqueses no parlamento do reino. A republicana do Alasca Lisa Murkowski, tida como uma veterana em assuntos relacionados com o Ártico e que se tem destacado como uma das vozes mais críticas dentro do Congresso às ambições de Trump para o território semiautónomo, referiu que a maioria dos americanos se opõe à aquisição da ilha. “A Gronelândia precisa de ser vista como nossa aliada, não como um ativo”, disse Murkowski aos repórteres em Copenhaga. Acrescentou ainda que “acho que é isso que vocês estão a ouvir com esta delegação [norte-americana que viajou para a Dinamarca]”. Assim, o impasse sobre o futuro da maior ilha do mundo mantém-se. Trump tem insistido repetidamente que os EUA precisam de controlar o território, uma ambição que tem sido rejeitada repetidamente pelos dinamarqueses e pelos gronelandeses. No sábado, é esperado que vários milhares de pessoas saiam às ruas de Copenhaga e de outras cidades do país para protestar contra as ambições do Presidente norte-americano.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima