Secções
Entrar

Sarmento antecipa pagamento de 2,5 mil milhões emprestados pela Troika

Negócios 23 de dezembro de 2025 às 12:44

Depois da notícia do excedente até ao terceiro trimestre, Ministério das Finanças anunciou o pagamento antecipado de 2,5 mil milhões de euros emprestados pela Troika. Permitirá poupança de juros e suavizar perfil de reembolsos da dívida pública.

Com , o ministro das Finanças anunciou o pagamento antecipado de 2,5 mil milhões de euros de empréstimos concedidos pela Troika e que eram devidos apenas em 2028 e 2031.
Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças
"A República Portuguesa procedeu, ontem [dia 22 de dezembro], ao reembolso antecipado de 2,5 mil milhões de euros, relativos a duas tranches dos empréstimos do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (MEEF), contraídos entre 2011 e 2014, durante o Programa de Assistência Económica e Financeira de Portugal", anunciou o Ministério das Finanças em comunicado, nesta terça-feira, 23 de dezembro. O anúncio de Joaquim Miranda Sarmento foi feito poucos minutos depois de o INE ter anunciado que as contas públicas chegaram ao final do terceiro trimestre deste ano com um excedente expressivo, de 2,1% do PIB (embora ligeiramente inferior ao de 2,4% registado no período homólogo).  "Os dados divulgados demonstram a solidez das contas nacionais e reforçam a confiança do Governo de que será possível atingir um excedente orçamental no final deste ano de, pelo menos, 0,3% do PIB", refere o gabinete do ministro. Recorde-se que a meta do Executivo, inscrita na proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2026 é, precisamente, de 0,3% do PIB - embora agora, aparentemente, o Governo admita que possa ser possível obter um brilharete ). O Ministério das Finanças justifica os resultados com uma "política orçamental prudente e sólida" e que, acrescenta, "tem-se refletido também na redução consistente e significativa da dívida pública, com impacto positivo na gestão financeira do Estado." É com base nesta política que, considera o executivo, é possível pagar antecipadamente essas duas tranches ao MEEF, que só venceriam em 2028 e 2031, "permitindo uma poupança com os juros da dívida pública e contribuindo para a suavização do perfil de reembolsos da dívida pública nos próximos anos".
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela