Secções
Entrar

Renováveis geram em novembro 74% da eletricidade produzida em Portugal

Jornal de Negócios 12 de dezembro de 2025 às 11:26

APREN diz que a produção elétrica nacional cresceu 8,1% face ao período homólogo de 2024, graças ao aumento da energia hídrica e solar. Setor renovável já permitiu poupança acumulada de quase 7 mil milhões de euros desde janeiro.

As energias renováveis asseguraram 74,3% da eletricidade produzida em Portugal Continental em novembro, reforçando a posição do país entre os líderes europeus da transição energética. Segundo o Boletim Eletricidade Renovável de novembro de 2025, divulgado pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), a produção renovável atingiu 3.081 GWh, num total de 4.147 GWh gerados no mês, um aumento de 8,3% face a outubro. 
renovaveis, eolica, solar
A produção elétrica nacional registou também um crescimento homólogo de 8,1%, impulsionado sobretudo pelo contributo da energia hídrica e solar. Em novembro, a eólica liderou o mix renovável, com 34% da produção, seguida da hídrica (26,1%), solar (8,4%) e bioenergia (5,7%). No acumulado entre janeiro e novembro, Portugal consolida-se como o quarto país europeu com maior incorporação de renováveis na produção de eletricidade, com uma taxa de 75,1%, atrás da Noruega, Dinamarca e Áustria. Durante este período, o preço médio horário no Mercado Ibérico de Eletricidade (MIBEL) em Portugal fixou-se nos 65 euros por MWh, tendo-se registado 1.339 horas em que a produção renovável foi suficiente para cobrir integralmente o consumo elétrico nacional. O impacto económico do reforço das renováveis é significativo. Desde o início do ano, o contributo destas fontes permitiu uma poupança acumulada de 6.950 milhões de euros na formação do preço de mercado. Só em novembro, evitaram-se custos estimados em 61 milhões de euros em gás natural importado, 68 milhões de euros em eletricidade importada e 61 milhões de euros em licenças de emissão de CO2. Para o CEO da APREN, Pedro Amaral Jorge, os dados de novembro confirmam “a consistência da trajetória de Portugal rumo à independência energética”, sublinhando que as renováveis continuam a funcionar como um amortecedor face à volatilidade dos preços e à dependência externa. 
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela