Secções
Entrar

PS quer proibir venda de veículos ligeiros a combustíveis fósseis a partir de 2035

06 de janeiro de 2021 às 14:50

Projeto de lei de bases do clima do PS prevê ainda benefícios fiscais "para quem apresentar poupança no consumo da água e na separação de resíduos".

O projeto do PS de lei de bases do clima prevê a proibição da venda de veículos ligeiros movidos a combustíveis fósseis até 2035 e o fim de benefícios fiscais a combustíveis fósseis até 2030.

Estas são algumas das metas constantes no projeto de lei de bases do clima apresentado esta quarta-feira pelo Grupo Parlamentar do PS e que será discutido na quinta-feira em plenário na Assembleia da República, através de um agendamento potestativo em conjunto com o PAN.

Em conferência de imprensa, o vice-presidente da bancada socialista Hugo Pires destacou que, no setor dos transportes e da mobilidade, o projeto da sua bancada assume como objetivo estender a rede de transportes públicos a todo o país, não se limitando às principais cidades, e que, a partir de 2035, seja proibido comercializar em Portugal veículos ligeiros movidos exclusivamente a combustíveis fósseis.

Tendo ao seu lado os deputados socialistas Alexandre Quintanilha, Nuno Fazenda e Miguel Costa Matos, Hugo Pires disse que o PS prevê benefícios fiscais "para quem apresentar poupança no consumo da água e na separação de resíduos".

"Ambicionamos caminhar para uma agricultura de baixo carbono, prevendo a substituição de fertilizantes sintéticos por fertilizantes orgânicos", adiantou Hugo Pires, antes de se referir ao capítulo da "fiscalidade verde".

"Até 2030, prevemos a eliminação progressiva dos apoios fiscais aos combustíveis fósseis, a redução dos impostos sobre o trabalho, mas aumentando em contrapartida os impostos sobre empresas e setores mais poluentes", apontou.

Hugo Pires procurou ainda destacar a questão do "financiamento sustentável", falando então no fundo de recuperação e resiliência da União Europeia, com uma verba prevista para Portugal de 13 mil milhões de euros.

"Cerca que 40% desse montante vai ser investido na transição energética", salientou o dirigente socialista, numa alusão ao Programa de Recuperação e Resiliência já apresentado pelo Governo.

Hugo Pires fez depois questão de frisar que o projeto de lei do PS "está alinhado com os eixos de desenvolvimento e bem estar da União Europeia e com a lei de bases do clima europeia recentemente aprovada".

"Partilhamos o objetivo de reindustrialização da União Europeia, caminhando-se para um modelo de descarbonização mais sustentável das atividades económicas", declarou o membro da Comissão Permanente do PS.

Interrogado sobre soluções propostas pela bancada socialista em relação ao aeroporto do Montijo e para o transporte aéreo, área considerada uma importante fonte poluidora, o vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS argumentou que a política ambiental "não é uma política do não".

"Relativamente ao transporte aéreo, prevemos a aplicação de uma taxa de carbono, tendo em vista mitigar muitos dos impactos ambientais. Mas o próprio transporte aéreo terá de se transformar e criar soluções para a sua mobilidade, caminhando para combustíveis mais amigos do ambiente", respondeu.

No que respeita ao novo aeroporto do Montijo, Hugo Pires observou que será feito um novo estudo de impacto ambiental - medida já aprovada em sede de Orçamento do Estado.

"Esta lei de bases não é feita contra o progresso. Percebemos a necessidade que o aeroporto do Montijo representa para a região e para o país. Temos de saber combinar o progresso com a sustentabilidade ambiental", alegou.

Em termos de princípios globais, a proposta de lei de bases do PS mantém o objetivo de se alcançar a neutralidade carbónica em 2050.

"Este caminho será inclusivo, mas estamos conscientes que haverá resistência à mudança, seja na administração pública, na indústria, nos transportes, no sistema eletroprodutor, na agricultura, nos resíduos e até no próprio comportamento dos cidadãos", admitiu Hugo Pires.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela