Secções
Entrar

Preços da energia em queda até março levam Galp a baixar faturas da luz e do gás

Negócios 26 de março de 2024 às 20:44

"Estas descidas, que refletem a queda dos preços da energia nos mercados internacionais durante o primeiro trimestre, terão efeito a partir do início de abril", disse fonte oficial da Galp ao Negócios.

A Galp anunciou esta terça-feira que vai levar a cabo uma nova atualização dos preços de eletricidade e do gás natural para a sua carteira de clientes. Depois de ter decidido aumentar as faturas em janeiro, por causa da subida dos valores das tarifas de acesso às redes para 2024, a empresa comunicou agora que vai descer os preços na luz e no gás, com reduções médias de 28% e 19%,respetivamente, na fatura mensal para o consumidor final.

"Estas descidas, que refletem a queda dos preços da energia nos mercados internacionais durante o primeiro trimestre, terão efeito a partir do início de abril", disse fonte oficial da Galp ao Negócios. Os novos tarifários, diz a empresa, já incluem o valor das tarifas de acesso à rede, que se mantêm inalteradas.
 
A título de exemplo, a Galp dá conta que "para um casal sem filhos com uma potência contratada de 3,45 kVA, esta descida poderá representar uma redução média de 9 euros na fatura mensal", de um valor atual de 32,9 euros para 23,6 euros.

Já a fatura média mensal de eletricidade de um casal com dois filhos e uma potência contratada de 6,9 kVA poderá passar de 56 euros para 40,7 euros, ou seja, uma redução média de 15 euros, refere a mesma fonte. 

No gás natural, para um casal sem filhos, no 1º escalão de consumo, a descida poderá representar uma redução média de 3 euros na fatura mensal, de 17 para 14 euros.

No final de dezembro, a Galp comunicou aos seus clientes que a partir de 1 de janeiro vai aumentar os preços da eletricidade,em função do disparo das tarifas de acesso às redes em 2024 (+316% em baixa tensão normal), decidido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

"Apesar de termos reduzido o preço ao qual adquirimos a eletricidade, não conseguimos acomodar o aumento das Tarifas de Acesso às Redes definidas pela ERSE , pelo que o preço final irá aumentar", informou a energética na missiva enviada aos clientes no último dia útil do ano. 

Dos 5,5 milhões de consumidores que estão no mercado livre de eletricidade, 4,9% são clientes da Galp, a quarta maior comercializadora (a par da Iberdrola), a seguir à EDP (68,9%), à Endesa (11%) e à Goldenergy (6,9%).

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela