Secções
Entrar

Powerful Brand | Marcas com Valor: A ética não é um “chavão” para as marcas

17 de setembro de 2021 às 15:40

Em parceria com a Marktest, vamos identificar as Marcas mais poderosas. Até lá, a SÁBADO vai realizar um ciclo de webinars para debater os grandes temas que determinam o valor das marcas.


O segundo debate do primeirowebinardo projeto Powerful Brand | Marcas com Valor contou com as participações de Sandra Alvarez Batista, diretora-geral da PHD Media Portugal, Inês Condeço, diretora de marketing da FNAC, e Ricardo Torres Assunção, diretor de marketing do Minipreço. O tema voltou a ser "Ética, relevância e compromisso. Como se ganha a confiança dos consumidores?". Recorde-se que esta é uma iniciativa desenvolvida em parceria pela Cofina Media e pela Marktest.

Sandra Alvarez Batista começou por sublinhar que, "para reforçar a confiança, o primeiro passo é que as marcas cumpram aquilo que prometem". Por outro lado, notou que não é suficiente criar a confiança e que esta tem de ser mantida, "bastando um pequeno erro para que ela seja quebrada, tendo em conta o escrutínio ao segundo que hoje em dia é feito nas redes sociais".

"É preciso criar uma personalização e fazer com que as experiências sejam memoráveis", acrescentou a responsável da PHD Media Portugal. "Tudo isto acaba por ser resumido em três palavras-chave: transparência, honestidade e consistência", referiu ainda.

Inês Condeço defendeu que "as relações de confiança históricas com as marcas foram abaladas com a entrada de novos players e por isso é preciso garantir que o ADN das marcas seja cumprido, mas é necessário fazer uma atualização dessa relação de confiança, muito devido à revolução digital que ocorreu".

Ricardo Torres Assunção realçou que "até há bem pouco tempo, a relação entre marcas e consumidores era one way, com as marcas a venderem sonhos, mas hoje em dia é two ways e as marcas têm de ser honestas e transparentes, sabendo ouvir os consumidores e adaptando o seu discurso aos diferentes momentos vividos".

A diretora de marketing da FNAC destacou a importância da ética, "que está relacionada com a reputação", lembrando que "as marcas fazem mais do que entregar um serviço". E acrescentou que "é essencial que as marcas passem para o domínio da realidade, com um marketing assente em coisas concretas com as quais as pessoas se consigam relacionar".

A diretora-geral da PHD Media Portugal defendeu que a ética não é um "chavão" para as marcas, até pela pressão da própria sociedade. "Estes temas têm sido cada vez mais debatidos. Podemos, por exemplo, referir a questão do trabalho infantil, que tem estado muito em voga", referiu.

De acordo com o diretor de marketing do Minipreço, "a ética é algo que tem de ser claro e transparente, ajudando a fidelizar os clientes e fazendo com que estes se revejam nas marcas".

O próximo webinar será a 30 setembro e a 1 de outubro, subordinado ao tema "A Sustentabilidade passa pela marca?".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela