Secções
Entrar

Parceiros sociais começam a discutir alterações à lei laboral

10 de novembro de 2017 às 07:36

Segmentação do mercado de trabalho é uma das medidas que vai estar em discussão.

Os parceiros sociais começam a discutir esta sexta-feira alterações à legislação laboral e, em cima da mesa, vai estar a "segmentação do mercado de trabalho", confirmou à agênciaLusafonte do Ministério do Trabalho.

A intenção de negociar medidas que reduzam a segmentação do mercado de trabalho e promovam a negociação colectiva estão previstas no relatório que acompanha o Orçamento do Estado para 2018 (OE2018).

"Está prevista a negociação de um acordo tripartido, em sede de concertação, que integre medidas de redução da segmentação do mercado de trabalho e de promoção da negociação colectiva, incluindo, nomeadamente, medidas de cariz legislativo", lê-se no documento.

Em causa estão medidas como "a limitação do regime de contrato a termo, no sentido de aumentar os níveis de contratação com base em contratos permanentes, nomeadamente revogando a norma do Código do Trabalho que prevê como motivo justificativo para a contratação a termo a contratação de trabalhador à procura do primeiro emprego e de desempregados de longa duração".

Entre as medidas que serão negociadas com os parceiros sociais está a diferenciação da taxa contributiva a cargo das entidades empregadoras em função da modalidade de contrato de trabalho e a revogação do banco de horas individual.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela