Secções
Entrar

Governo quer explorar lítio em nove zonas do País

17 de dezembro de 2019 às 14:53

Segundo a proposta do Orçamento do Estado para 2020, o Governo quer criar um "cluster" do lítio e da indústria das baterias.

O Governo quer criar em 2020 um "cluster" do lítio e da indústria das baterias e vai lançar um concurso público para atribuição de direitos de prospeção de lítio em nove áreas do país. 

A aposta faz parte da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) que foi entregue na Assembleia da República pelo Governo na segunda-feira.   

No documento, na rubrica sobre recursos geológicos e mineiros, afirma-se, sobre as propostas para 2020: "Lançar o concurso público para atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais de lítio e minerais associados, para nove áreas do território nacional". 

Pretende-se, acrescenta o Governo, "assegurar uma exploração sustentável das reservas de lítio existentes" no país, e desenvolver um cluster em torno deste recurso, "que permita dar passos significativos e determinantes na cadeia de valor, ultrapassando as operações de mera extração e concentração, para investir também na metalurgia e em atividades de maior valor acrescentado no âmbito da indústria de baterias".

A aposta no lítio faz parte de um conjunto de outras propostas no âmbito do Ministério do Ambiente e Ação Climática.

O OE2020 dá prioridade à energia e transportes, sempre na ótica da luta contra as alterações climáticas e a pensar na neutralidade carbónica em 2050. 

Já em 2020 o Governo vai promover a realização de roteiros regionais para a neutralidade carbónica. E em complemento vai promover a criação de comunidades sustentáveis que promovam o reconhecimento de esforço em sustentabilidade, como Ecobairros, Rede Nacional de Cidades Circulares, ou Rede de Municípios para a Neutralidade Carbónica.

Outras das propostas para 2020 é o desenvolvimento da Estratégia Nacional para a Bioeconomia Sustentável 2030 e a regulamentação da Lei de Bases dos Recursos Geológicos.

E em 2020 será ainda revista a Estratégia Nacional para o Ar (ENAR 2020) e concluída a primeira Estratégia Nacional para o Ruído Ambiente (ENRA).

Além de medidas relativas a impostos e subsídios a pensar na redução de emissões de gases com efeito de estufa, o OE2020, na área do Ambiente, tem previstos investimentos de mais de 60 milhões de euros no litoral e de mais de 100 milhões nas florestas, em especial na reflorestação.

Vão também ser feitos 20 planos de paisagem, para transformar o espaço rural e florestal e vão ser contratados mais 75 profissionais para o Corpo Nacional de Agentes Florestais, 100 técnicos superiores e 260 sapadores florestais, segundo números fornecidos por fonte oficial.

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 foi apresentada ao final do dia de segunda-feira na Assembleia da República pelo ministro das Finanças, Mário Centeno.

No documento prevê-se um excedente orçamental equivalente a 0,2% do PIB, o que a concretizar-se será o primeiro saldo orçamental positivo da democracia.

A proposta do Governo prevê ainda uma taxa de crescimento económico de 1,9% e uma descida da taxa de desemprego para 6,1%.

Com a entrega da proposta do Governo inicia-se agora a sua análise e debate, estando prevista a votação final global para 07 de fevereiro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela