Secções
Entrar

Novo Banco avança com rescisões e reformas antecipadas para reduzir 400 trabalhadores

06 de março de 2018 às 23:15

A intenção do banco liderado por António Ramalho é que o programa de reformas antecipadas esteja concluído no primeiro semestre e as rescisões "no decorrer deste quadrimestre".

O Novo Banco vai avançar com um processo de rescisões voluntárias e reformas antecipadas que deverá levar à saída de mais de 400 trabalhadores, além do fecho de 73 balcões, segundo fontes do sector financeiro.

1 de 5
Foto: Cofina Media

A administração do Novo Banco e a Comissão de Trabalhadores do banco reuniram-se esta terça-feira, tendo a CT enviado um comunicado aos funcionários em que diz que o banco "pretende encerrar 73" balcões este ano, 30 até final de Abril e mais 43 até final deste ano.

Já quanto a trabalhadores, o comunicado a que aLusateve acesso indica que será feito um programa de reformas antecipadas e outro de rescisões voluntárias com que o Novo Banco "pretende antecipar o compromisso [de redução de trabalhadores até 2021] para o final do corrente ano".

O comunicado não indica quantos trabalhadores estão em causa, mas fontes contactadas pelaLusaindicam que o objectivo do número de trabalhadores a sair este ano é superior a 400, cerca de metade em rescisões e a outra metade em reformas antecipadas.

A intenção do banco liderado por António Ramalho é que o programa de reformas antecipadas (para trabalhadores acima de 55 anos seleccionados pelo banco) esteja concluído no primeiro semestre e as rescisões "no decorrer deste quadrimestre", segundo o órgão representativo dos funcionários do banco.

Já contactada, fonte oficial da Comissão de Trabalhadores não quis prestar declarações.

O Novo Banco - que desde Outubro pertence maioritariamente ao fundo norte-americano Lone Star - ainda não apresentou as contas de 2017, pelo que os últimos dados são referentes em Setembro passado.

Nesse mês, a instituição nascida em 2014, aquando da resolução do BES, tinha 5.297 funcionários em Portugal, menos 390 do que em Dezembro de 2016, e 449 agências, o que significa que tinha fechado 58 nos primeiros nove meses do

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela