Secções
Entrar

Motoristas da Uber rejeitam passageiros com classificações baixas

Diogo Barreto 30 de julho de 2022 às 10:55

A lei que regula a atividade de TVDE em Portugal proíbe a avaliação de passageiros, mas a mesma acontece e há motoristas que se recusam a fazer determinadas viagens.

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) ouviu motoristas da Uber que confirmaram recusar viagens a passageiros com "classificações baixas", avança o jornal Público.

"Foi possível concluir, através dos depoimentos dos motoristas, que apenas a Uber aplica um mecanismo que configura um processo, ainda que indireto, de avaliação dos passageiros", informou fonte oficial da AMT ao diário, revelando que a avaliação é feita a partir de parâmetros como a cortesia, o tempo de espera do motorista, bem como a segurança.

A lei que regula a atividade de TVDE em Portugal, em vigor desde 2018, proíbe expressamente "a criação e a utilização de mecanismos de avaliação de utilizadores por parte dos motoristas de TVDE ou dos operadores de plataformas eletrónicas".

A Uber argumenta que as avaliações são feitas à viagem e não ao passageiro e lembra que Portugal é o único país onde não se permite a avaliação do passageiro pelo motorista

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela