Secções
Entrar

Mário Centeno espera aceleração das taxas de crescimento este ano

31 de maio de 2016 às 17:30

"É necessário ter confiança que conseguimos repor a economia em crescimento", disse o ministro das Finanças, alertando que "a economia portuguesa sofre nesta fase de alguns eventos externos"

O ministro das Finanças assumiu, esta terça-feira, que "a expectativa é que ao longo do ano de 2016" as taxas de crescimento da economia acelerem para concretizar "os desejos todos" e o que está escrito no Orçamento do Estado.

 

"É necessário ter confiança que conseguimos repor a economia em crescimento. Os 0,2% [de crescimento do PIB] do primeiro trimestre são iguais aos 0,2 do quarto trimestre. A expectativa é que ao longo do ano 2016 essas taxas acelerem e que consigamos materializar aquilo que são os desejos todos e também aquilo que está escrito no Orçamento do Estado", declarou Mário Centeno na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), onde participa no fórum anual da instituição.

 

O titular da pasta das Finanças acrescentou que os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) publicados esta terça-feira revelam que "há uma necessidade de reforçar as expectativas para que o investimento se possa materializar", alertando que "a economia portuguesa sofre nesta fase de alguns eventos externos", como "as dificuldades sentidas em mercados específicos como Angola e Brasil nos últimos meses".

 

Na manhã desta terça-feira, em entrevista ao canal de negócios CNBC, o ministro disse que "a paciência é a essência para a recuperação económica", uma ideia que defendeu em declarações aos jornalistas portugueses em Paris, sublinhando que "a pressão económica e financeira sobre a Europa é muito grande" e que deve haver um alinhamento "na capacidade de esperar que elas [as medidas] surtam os seus efeitos".

 

"A paciência a que eu me referi é uma dimensão - até quase que de análise económica - em que nós trazemos um conjunto de reformas que foram feitas na economia portuguesa, um conjunto de alterações que estão a ser implementadas neste momento, para que todas as instituições envolvidas, concordando com as medidas, adicionem o tal factor de paciência que significa o tempo para que estas medidas se materializem em termos económicos", acrescentou o ministro.

 

O INE reviu em alta o crescimento da economia no primeiro trimestre, com o Produto Interno Bruto (PIB) a crescer 0,9% em termos homólogos e 0,2% face ao trimestre anterior.

 

O INE divulgou esta terça-feira o destaque das Contas Nacionais Trimestrais relativas ao primeiro trimestre deste ano, depois de ter revelado, na estimativa rápida de 13 de maio, que a economia portuguesa cresceu 0,1% no primeiro trimestre deste ano face ao último trimestre de 2015 e avançou 0,8% em termos homólogos.

 

Apesar da revisão em alta, os números avançados significam que o crescimento da economia abrandou em termos homólogos, uma vez que entre Janeiro e Março do ano passado o PIB tinha aumentado 1,7%, estabilizando face aos últimos três meses de 2015, quando o PIB avançou igualmente 0,2%.

 

Mário Centeno participa esta terça e quarta-feira no Fórum da OCDE e na reunião ministerial do Conselho da organização na quarta-feira, no âmbito da Semana OCDE 2016, na qual também estará presente o ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral.

 

A Semana OCDE 2016 junta ministros, peritos internacionais e figuras destacadas do mundo académico e empresarial e da sociedade civil, estando no centro dos debates questões como fortalecer a produtividade e garantir que os benefícios do crescimento económico são partilhados por todos, nomeadamente pelos grupos mais afectados pela mudança nas tendências sociais e económicas -- migrantes, crianças e juventude, mulheres e idosos.

 

O Fórum da OCDE, subordinado ao tema Economias Produtivas, Sociedades Inclusivas, acolhe cerca de 80 debates, apresentações e outros eventos sobre temas que vão desde o futuro do trabalho à integração de migrantes, das cidades inclusivas à cibersegurança.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela