Secções
Entrar

Lufthansa avança para a TAP e já entregou manifestação de interesse

Negócios 20 de novembro de 2025 às 11:09

O grupo alemão foi o segundo grande concorrente a avançar com a manifestação de interesse pela companhia portuguesa. A Lufthansa vinca que desejo pela TAP não é novo.

A Lufthansa já entregou a manifestação de interesse pela TAP. O grupo alemão foi o segundo principal concorrente a fazê-lo já depois da Air France-KLM. 
Carsten Spohr, CEO Lufthansa Lando Hass/picture-alliance/dpa/AP Images
O grupo liderado por Carsten Spohr revelou esta quinta-feira que já enviou a comunicação à Parpública, que está responsável por gerir o processo de venda da companhia aérea portuguesa, posicionando-se oficialmente na corrida. O grupo alemão vinha a manifestar-se interessado pela TAP desde 2024, quando o processo de privatização esteve para ser lançado. Mesmo com , como Spohr descreveu em julho, a Lufthansa manteve o pé firme no interesse e nem quando a saltou para cima da mesa assustou o grupo de avião.
Ao longo dos meses, quando questionado pelo Negócios, o grupo Lufthansa sempre manifestou "forte e duradouro interesse" pela companhia de bandeira portuguesa, e quando o caderno de encargos foi partilhado pelo Governo, a equipa de Carsten Spohr avaliou a "potencial participação e investimento", guiando-se pelo "interesse estratégico na TAP". Depois de "analisads cuidadosamente as especificações publicadas", o grupo decidiu agir e não perder a oportunidade de ficar com uma das últimas companhias que se encontra sozinha no mercado.  Defendendo a consolidação do setor da aviação em Portugal, a Lufthansa vinha a posicionar-se como "o melhor parceiro para a TAP" por ambos serem membros da Star Alliance, aliado ao forte investimento que está a fazer em Santa Maria da Feira com a instalação da Lufthansa Technik, uma fábrica de reparação de peças de aeronaves. Ainda assim, o , dando a entender que o investimento perto do Porto não beneficiava o grupo na corrida pela TAP. De recordar que a Lufthansa adquiriu, em janeiro de 2025, 41% da companhia ITA Airways, num investimento de 325 milhões de euros, sendo o sócio minoritário, uma vez que o governo italiano manteve o controlo de 59% da companhia. Ainda este ano, o grupo tentou fechar a compra de uma posição minoritária, na ordem dos 25% por 240 milhões de euros, pela Air Europa, mas desistiu, optando por se concentrar no processo da TAP, e a Turkish Airlines avançou com a compra desta.
Artigos Relacionados

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela