Secções
Entrar

Lixo dos turistas: “Quem paga são os portugueses”, diz SPV

Jornal de Negócios 22 de agosto de 2024 às 11:41

Portugal produz cinco milhões de toneladas de resíduos por ano: 57% vão para aterro e 15% para incineração. Apenas 16% são reciclados. Com o turismo a crescer, aumenta também o lixo deixado para trás pelos visitantes, cuja recolha e tratamento são pagos pelos cidadãos na fatura da água. A Sociedade Ponto Verde diz que é “injusto”.

Os serviços de recolha e tratamento do lixo produzido por milhões de turistas que todos os anos visitam o país estão a ser pagos pelos contribuintes portugueses. Este custo está a ser cobrado diretamente nas faturas mensais de água. O alerta é deixado pela presidente da Sociedade Ponto Verde (SPV), Ana Trigo Morais, que considera a situação injusta. A entidade privada que gere o sistema integrado de embalagens não tem ainda uma avaliação feita aos custos associados aos resíduos produzidos pelos turistas, mas diz que essa contabilização é urgente.

Leia todo o artigo no Jornal de Negócios

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela