Secções
Entrar

Inflação em Portugal escala para 9,3%, o valor mais alto desde 1992

Jornal de Negócios 30 de setembro de 2022 às 09:46

A inflação em território nacional escalou para o valor mais alto desde 1992, subindo 0,4 pontos percentuais face ao verificado em agosto. Em setembro, a estimativa rápida aponta para 9,3%.

A inflação em Portugal chegou aos 9,3% em setembro, em termos homólogos, o valor mais elevado desde outubro de 1992, uma subida de 0,4 pontos percentuais face ao valor verificado em agosto.

"A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá aumentado para 9,3% em setembro, uma taxa superior em 0,4 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior e a mais elevada desde outubro de 1992", revela a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística.


O INE indica ainda que a taxa de inflação subjacente (que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 6,9%, depois de ter sido de 6,5% no mês anterior, o mais elevado desde fevereiro de 1994.

Já relativamente aos produtos energéticos, a estimativa rápida do INE aponta para uma taxa inferior em 1,8 p.p. face a agosto, que se fixa em 22,2%.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português, que permite a comparação com outros Estados-membros da União Europeia terá registado uma variação homóloga de 9,8%, superior em 0,5 p.p. ao valor do mês anterior.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela