Secções
Entrar

IKEA garante baixar preços apesar dos ataques no Mar Vermelho

Andreia Antunes 15 de janeiro de 2024 às 16:15

Empresa investiu mais de mil milhões de euros em reduções de preços entre setembro e novembro, pretendendo continuar a baixar os preços em 2024, mesmo admitindo que esta descida pode afetar os lucros.

A IKEA garante descida dos preços e stockssuficientes para absorver quaisquer choques na cadeia de abastecimento, apesar das perturbações no transporte marítimo no Mar Vermelho, rota comercial que tem vindo a ser atacada pelos Hutis tendo como consequência o aumento dos custos.

REUTERS/Yves Herman

"O nosso compromisso é garantir que damos prioridade ao investimento em preços mais baixos para os nossos clientes", referiu, à Reuters, Jesper Brodin, CEO do Ingka Group, empresa que detém várias lojas do IKEA, esta segunda-feira antes da reunião anual do Fórum Económico Mundial.

A empresa investiu mais de mil milhões de euros em reduções de preços nos seus mercados entre setembro e novembro, pretendendo continuar a baixar os preços em 2024.

Jesper Brodin admitiu ainda que vê "uma deflação bastante significativa" a montante na sua cadeia de abastecimento, apesar de que esta descida dos preços dos produtos possa afetar os lucros da empresa. "Este não é um ano para otimizarmos os lucros", afirmou o CEO. "Este é um ano para tentar navegar com um lucro menor, mas para garantir que apoiamos as pessoas."

A IKEA planeia ainda expandir a sua presença na China e na Índia, acrescentou Jesper Brodin, afirmando que a retalhista assistiu a uma recuperação na China.

Face aos ataques a navios pelos militantes do grupo de rebeldes do Iémen, os Hutis, que afirmam estar a agir em solidariedade com os palestinianos, o comércio global que passa pelo Mar Vermelho é obrigado a reencaminhar os seus navios para o extremo de África, uma viajem mais longa e mais cara.

Estes ataques fazem aumentar os custos no transporte, numa época em que os governos um pouco por todo o mundo procuram controlar a inflação.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela