Secções
Entrar

Governo polaco com "luz verde" para subir impostos sobre a banca para 30% coloca BCP sob pressão

Negócios 27 de novembro de 2025 às 21:13

O Governo polaco tem caminho aberto para aumentar a taxa de IRC sobre a banca dos atuais 19% para 30%. O BCP está exposto por via do Bank Millennium, no qual detém uma posição de controlo.

O presidente polaco, Karol Nawrocki, assinou esta quinta-feira uma proposta de lei do governo liderado por Donald Tusk para aumentar a taxa do imposto sobre as empresas (IRC) para a banca.
O executivo polaco estima arracadar 11,3 mil milhões de zlótis (2,67 mil milhões de euros ao câmbio atual) nos próximos dois anos com o aumento da taxa aplicada aos bancos, por forma a controlar o défice das contas públicas do país, que se encontra em níveis recorde devido a um forte aumento da despesa com Defesa para reforçar o exército polaco no contexto da invasão russa à Ucrânia. As novas regras deverão entrar em vigor no início do próximo ano, elevando a taxa de imposto sobre a banca dos atuais 19% para 30%. O governo de Tusk tem defendido que os bancos devem partilhar os seus lucros recorde com o Estado. Este é um raro ponto de convergência entre Nawrocki, aliado dos nacionalistas, e o governo de Donald Tusk. O aumento da carga fiscal sobre a banca na Polónia terá impacto sobre o BCP, uma vez que o banco liderado por Miguel Maya está presente no país através do Bank Millennium, no qual detém uma posição maioritária.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela