Secções
Entrar

Google acorda pagar 3,2 milhões de euros por ano a "publishers" alemães

Jornal de Negócios 12 de outubro de 2023 às 19:03

A gigante norte-americana chegou a acordo com a Corint Media, uma organização que representa os interesses de "publishers" germânicos e internacionais.

A Google concordou pagar às empresas de "media" alemãs 3,2 milhões de euros por ano pela partilha dos conteúdos destes nos seus serviços, avança a Reuters. Isto enquanto aguarda uma decisão final por parte da autoridade nacional de propriedade intelectual, a DPMA.

Google

A gigante norte-americana chegou a acordo com a Corint Media, uma organização que representa os interesses de "publishers" germânicos e internacionais. 

O pagamento à Corint Media está "em linha com o acordado com 470 publicações regionais e nacionais", afirmou a Google, em declarações à agência de notícias britânica. Mas, ainda assim, fica muito abaixo dos 420 milhões que a organização europeia procurava receber. "Esperamos que a decisão da DPMA leve a um aumento significativo da remuneração que será paga pela Google", referiu.

Esta tem sido uma questão em vários países, com os meios de comunicação social a pressionarem os governos a agirem neste sentido. Em junho deste ano, a Google decidiu cortar o acesso às notícias no Canadá, depois de o país ter aprovado uma lei que exige que este tipo de empresas negoceie com os órgãos de comunicação social.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela