Secções
Entrar

Força Aérea liberta espaço aéreo para descongestionar aeroporto de Lisboa

Jornal de Negócios 08 de julho de 2022 às 18:35

A carta de operações prevê cedências de espaço aéreo em períodos temporais nas áreas militares de Monte Real e de Sintra. Permite novas rotas para os aviões.

A Força Aérea Portuguesa (FAP) vai libertar espaço aéreo junto às áreas militares de Monte Real e de Sintra para aliviar a pressão sobre o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, indica um comunicado da NAV Portugal - Navegação Aérea divulgado esta sexta-feira, 8 de julho.

Este é um dos pontos da carta de operações para o período do Verão IATA 2022 no âmbido do OCEA - Órgão Permanente para a Coordenação da Gestão e Uso do Espaço Aéreo, do qual fazem parte integrante a ANAC, a AAN, a NAV Portugal e a Força Aérea Portuguesa. 

Esta nova carta de operações "redesenha o espaço aéreo, com cedências de espaço em períodos temporais nas áreas militares de Monte Real e de Sintra, contribuindo positivamente para a redução de atrasos das aeronaves e na maior otimização da capacidade da área terminal e das aproximações ao aeroporto Humberto Delgado", nota a NAV.

O objetivo, acrescenta, é "potenciar mais tráfego, permitindo novas rotas de acesso ao espaço aéreo nas áreas circundantes ao aeroporto Humberto Delgado".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela