Secções
Entrar

Estado lucra mais de dois milhões de euros por dia em IVA

Márcia Sobral 08 de setembro de 2023 às 09:38

Governo prorrogou a medida IVA Zero até ao final do ano. Mesmo assim, o aumento generalizado dos preços faz com que continue a ter lucro.

Com a medida do IVA Zero poder-se-ia pensar que os lucros do Estado relativos ao IVA iriam diminuir, mas tal não aconteceu. A subida generalizada dos preços permitiu fazer face às despesas e ainda encher os cofres do Estado.

Segundo avança oJornal de Notícias, entre os meses de abril e julho deste ano o Estado angariou um total de 7.172 milhões de euros (mais 637 milhões que no ano anterior) em IVA. Só este aumento permitiu pagar de forma integral o IVA Zero.

Se analisarmos os dados diários, percebemos que atualmente o Estado está a cobrar mais 5,22 milhões de euros ao dia que no mesmo período do ano passado. Se a este valor se retirar 2,98 milhões de euros gastos na medida de apoio, os cofres do Estado conseguem ainda um lucro de 2,24 milhões de euros diários.

De acordo com o executivo, a medida IVA Zero tem um custo de 590 milhões de euros e irá manter-se até ao dia 31 de dezembro com um cabaz de 46 produtos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela