Secções
Entrar

ERSE abre a porta à descida do custo de carregar carros elétricos

Jornal de Negócios 16 de outubro de 2025 às 12:04

Regulador propõe uma redução na tarifa da entidade gestora da rede. Corte de mais de 30% deverá permitir baixar os custos de carregamento de carros elétricos em postos públicos.

Carregar um automóvel elétrico poderá ficar mais barato no próximo ano. A ERSE decidiu rever em baixa a tarifa aplicada pela Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME), que se repercute nos preços pagos pelos consumidores. A redução proposta deverá permitir poupanças tanto nos carregamentos nos postos normais como nos rápidos, mas limitadas.
carro elétrico carregamento
“Para o ano de 2026, a ERSE propõe uma redução de 31,9% dos preços das tarifas aplicáveis aos comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME) e aos operadores de ponto de carregamento (OPC) e uma redução de 31,5% para os preços das tarifas aplicáveis aos detentores de pontos de carregamento (DPC), face às tarifas praticadas no ano 2025”, refere o regulador. A ERSE explica que as tarifas da EGME fazem parte dos custos incorridos por CEME, OPC e DPC, que garantem o carregamento de veículos elétricos na rede de mobilidade elétrica, pelo que contribuem para o preço final pago pelos Utilizadores de Veículo Elétrico (UVE) ao realizarem carregamentos na rede de mobilidade elétrica”. Esta tarifa tem, contudo, um peso reduzido no valor final a pagar pelos consumidores, o que faz com que o impacto seja reduzido. “Representam um peso entre 3% e 4% do preço final pago pelos UVE em 2025”, nota o regulador em comunicado emitido no mesmo dia em que propôs a A título de exemplo, a ERSE faz contas aos “custos por distância percorrida de um carregamento-tipo de 11,5 kWh/carregamento na rede de mobilidade elétrica”. Num posto de carregamento normal, o custo de percorrer 100 quilómetros será de 7,40 euros, sendo de 9,78 euros caso a opção seja de carregar num posto rápido. “No exemplo apresentado a variação das tarifas da EGME permite uma redução de 0,13 euros por cada 100 quilómetros, face a 2025”, sublinha a entidade liderada por Pedro Verdelho.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela