Secções
Entrar

Crédito à habitação atinge 10,63 mil ME em 2019, "máximo da década"

24 de fevereiro de 2020 às 12:17

O novo crédito concedido pelos bancos em 2019 para compra de habitação cresceu 8,1% em termos homólogos, revelou a associação AICCOPN.

O novo crédito concedido pelos bancos em 2019 para compra de habitação cresceu 8,1%, em termos homólogos, para 10,63 mil milhões de euros, "montante que corresponde a um máximo da década", revelou a associação AICCOPN.

Num comunicado, a https://www.sabado.pt/sabermais/https://www.sabado.pt/sabermais/AICCOPN (AICCOPN) salientou que é preciso "recuar até 2008 para se encontrar um ano com maior volume de crédito concedido".

Paralelamente, tendo em conta "o 'stock' de crédito à habitação, no final de 2019, verifica-se um ligeiro aumento de 0,3%, em termos homólogos", totalizando os 93.290 milhões de euros, de acordo com os dados da associação.

Pelo contrário, o volume de crédito concedido às empresas de construção e imobiliário no ano passado registou "uma redução homóloga de 6,6%, fixando-se em, apenas, 16,0 mil milhões de euros, ou seja, no valor mais baixo desde o início do século XXI", segundo a associação.

No que diz respeito ao consumo de cimento, no ano passado "foram utilizadas 3,23 milhões de toneladas de cimento no mercado nacional, o que corresponde a um crescimento de 14,9% face a 2018 e a um máximo dos últimos seis anos, aproximando-se dos níveis registados no ano de 2012", informou a AICCOPN.

De acordo com a associação, as obras de construção e reabilitação de edifícios habitacionais licenciadas pelas câmaras municipais no ano passado "registaram uma variação de 9,4%, face ao ano precedente, para 16.461, com o número de fogos licenciados em construções novas a totalizar 23.737, em resultado de um crescimento homólogo de 17,2%", lê-se na mesma nota.

No mês de dezembro, recordou a AICCOPN, "o valor médio da habitação para efeitos de avaliação bancária foi de 1.321 euros por metro quadrado, o que traduz um aumento de 8,3%, face aos 1.220 euros" registados no último mês de 2018.

A associação destacou ainda a 'performance' da área metropolitana do Porto, em que "o número de fogos licenciados em construções novas em 2019 totalizou 4.270, o que traduz um aumento de 29,1% face aos 3.308 alojamentos licenciados em 2018".

Segundo a entidade, no que diz respeito à avaliação bancária na habitação nesta região verificou-se, em dezembro, um "aumento em termos homólogos de 10,4% para 1.330 euros por metro quadrado".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela