Secções
Entrar

CP atinge recorde de 208 milhões de passageiros em 2025

Negócios 29 de janeiro de 2026 às 12:56

Nos comboios Regionais e InterRegionais o aumento da procura, face a 2024, ultrapassou os 107% no ano passado, enquanto os Intercidades transportaram mais quase 49% de passageiros.

A CP – Comboios de Portugal transportou em 2025 um total de 208,2 milhões de passageiros, “o valor mais elevado deste século”, anunciou a empresa pública em comunicado, salientando que se trata de um aumento de 19,9 milhões de clientes face a 2024, ou seja mais 10,6%.
CP recebe primeiro de 22 novos comboios regionais
Os dados de 2025 revelam, segundo a operadora ferroviária, que o crescimento verificado assume especial destaque nos comboios Regionais e InterRegionais, que registaram mais 16,4 milhões de passageiros do que no ano anterior, passando de 15,3 para 31,7 milhões, ou seja, um aumento de 107,1%. Também os Intercidades deram "um salto significativo", com mais 1,8 milhões de passageiros (passando de 3,6 para 5,4 milhões), o que equivale a uma subida de 48,8%. Já os Urbanos do Porto cresceram cerca de 3,8 milhões de passageiros (de 23,9 para 27,6 milhões), o equivalente a 15,8%, “confirmando a importância destas ligações no quotidiano de milhares de pessoas”, diz a CP, realçando que “para o aumento de procura nos Urbanos do Porto contribuiu a reativação do serviço comercial de passageiros na Linha de Leixões”. A empresa não divulgou, contudo, números relativamente aos restantes comboios urbanos.
Sobre os Alfa Pendular, refere apenas que "mantiveram, igualmente, um desempenho muito positivo, com uma procura crescente, evidenciando a estabilidade e a atratividade deste serviço premium da CP", sem adiantar o número de passageiros transportados. Já sobre o passe ferroviário verde, que entrou em vigor em outubro de 2024, adianta que já somou 780 mil assinaturas e mais de 3 milhões de reservas nos comboios Intercidades - das quais 704 mil assinaturas e 2,7 milhões de reservas correspondem a 2025. “Num momento em que a sustentabilidade é um dos pilares das políticas de mobilidade, os resultados alcançados em 2025 assumem uma importância acrescida”, afirma o presidente da CP, Pedro Moreira, na nota divulgada. No comunicado, a CP salienta também a aposta na renovação do seu material circulante “para responder a esta crescente procura pelo comboio”. Recorda que já está em Portugal, para ensaios técnicos e homologação, a primeira de 22 novas automotoras, encomendadas à Stadler, para reforçar o serviço Regional, num investimento de 158 milhões de euros, e que foi, também, já assinado o contrato para aquisição de 117 novos comboios elétricos ao consórcio Alstom/DST, sendo 62 unidades para os serviços urbanos e 55 para os serviços regionais. A estes acrescem ainda 36 unidades opcionais para serviços urbanos, já autorizados pelo Governo, num total de 175 novas automotoras para serviços urbanos e regionais, num investimento superior a 1.200 milhões de euros, que “representa a maior aquisição de material circulante da história da empresa”.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima