Secções
Entrar

Covid-19: Parceiros sociais apresentam até terça-feira propostas de medidas

16 de março de 2020 às 23:09

Ministra do Trabalho recordou que a principal preocupação é garantir que "as empresas continuam a pagar salários, que mantêm os empregos e que têm capacidade de tesouraria e liquidez".

Os parceiros sociais têm até ao final desta terça-feira para apresentar ao Governo dúvidas ou propostas de medidas para fazer face ao impacto do novocoronavírus, anunciou esta segunda-feira a ministra do Trabalho, no final da reunião extraordinária de Concertação Social.

"Reunimos hoje com os parceiros [...] para analisarmos a situação que vivemos e também para a identificação e sinalização de algumas medidas de urgência que aprovámos, e também pedimos aos parceiros, até ao final de amanhã [terça-feira], que nos apresentem propostas concretas de medidas para clarificar ou para os próximos tempos", afirmou Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas, em Lisboa.

Segundo a governante, na reunião foi também apresentado aos parceiros sociais o ponto de situação das medidas de apoio às famílias e de manutenção dos postos de trabalho, já aprovadas.

Ana Mendes Godinho adiantou que a principal preocupação é garantir que "as empresas continuam a pagar salários, que mantêm os empregos e que têm capacidade de tesouraria e liquidez".

Adicionalmente, o Governo comprometeu-se com os parceiros a apresentar o "acompanhamento permanente" das medidas de apoio.

A ministra disse também que foi transmitida a necessidade "de um esforço coletivo" para ultrapassar os impactos decorrentes da Covid-19.

"A situação que vivemos é muito difícil e exige, por parte de todos, esforço, partilha de recursos e uma grande responsabilidade", desdtacou.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infetou cerca de 170 mil pessoas, das quais 6.850 morreram.

Das pessoas infetadas em todo o mundo, mais de 75 mil recuperaram da doença.

Portugal registou hoje a primeira morte, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido.

Há 331 pessoas infetadas até hoje, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou uma reunião do Conselho de Estado para quarta-feira, para discutir a eventual decisão de decretar o estado de emergência.

Portugal está em estado de alerta desde sexta-feira, e o Governo colocou os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

Entre as medidas para conter a pandemia, o Governo suspendeu as atividades letivas presenciais em todas as escolas a partir de hoje, e impôs restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela