Secções
Entrar

CEO da dona do Minipreço: "Decisão de vender negócio em Portugal não foi fácil"

Jornal de Negócios 03 de agosto de 2023 às 11:45

Grupo DIA sai do mercado português ao fim de 30 anos para centrar esforços em mercados mais relevantes para o seu negócio. Auchan compra toda a operação que inclui 489 lojas e três armazéns que têm ao serviço quase 3.000 funcionários.

O CEO do Grupo DIA, Martín Tolcachir, diz que a decisão de vender o negócio em Portugal, anunciada esta quinta-feira, "não foi fácil", mas é a "acertada" para centrarem esforços nos mercados onde são mais relevantes.

Minipreço

"Como demonstram os resultados, entramos numa fase de consolidação do crescimento e o nosso objetivo é que a DIA se concentre nos países onde tem potencial de crescimento. Para isso é necessário enfrentar o cenário atual e simplificar o perímetro do Grupo", justifica o presidente executivo do grupo espanhol, num comunicado enviado às redações.

A Auchan Portugal acordou com o Grupo DIA a aquisição de toda a operação em Portugal, iniciada em 1993, comprando as 489 lojas Minipreço e Mais Perto (próprias ou em regime de "franchising") e três armazéns e integrando os seus 2.650 colaboradores, num investimento estimado na ordem dos 155 milhões de euros. A operação está ainda sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência, prevendo-se que seja concluída nos próximos meses.

"Esta aquisição representa uma forte aposta da Auchan, ao juntar a sua experiência de mais de 50 anos de hipermercados em Portugal ao segmento de proximidade e também ao modelo de 'franchising', que é um dos pontos fortes do Minipreço", realça o diretor-geral da Auchan Retail Portugal, Pedro Cid.

"É uma solução vencedora para todas as partes: empresas, equipas, parceiros e clientes. Com todos, vamos construir uma empresa forte e de futuro", enfatiza, citado na mesma nota.

O anúncio da venda da operação em Portugal acontece no mesmo dia em que o Grupo DIA comunicou ter reduzido os prejuízos em 35,8% para 67 milhões de euros no primeiro semestre do ano, um resultado que diz refletir "o progresso alcançado na implementação de uma estratégia que aposta na distribuição alimentar de proximidade e na simplificação do negócio".

Entre janeiro e junho, as vendas líquidas globais do grupo aumentaram 4% em comparação com o período homólogo do ano passado para 3.602 milhões de euros. O desempenho em Espanha é superior à média do mercado, com vendas líquidas de 2.241 milhões de euros, correspondendo a dois terços do total.

No final de junho, o grupo contava com 5.435 lojas em Espanha, Argentina, Brasil e Portugal, 62% das quais geridas por franqueados.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela