Secções
Entrar

Café "anticapitalista" em Toronto fecha portas um ano após abrir

Márcia Sobral 16 de maio de 2023 às 20:00

Estabelecimento tinha alguns produtos em que os clientes pagavam "o que podiam", mas o negócio não vingou e acabou por encerrar por falta de lucro.

OThe Anarchist(O Anarquistaem português) foi inaugurado em março de 2022 e era descrito pelos seus proprietários como um "café anticapitalista e anticolonial", localizado num "espaço comunitário radical em terras roubadas", onde havia produtos por que os clientes "pagavam o que podiam". Um ano e dois meses depois de abrir portas voltou a fechá-las, de forma definitiva.

Redes Sociais / @theanarchistcafe

Segundo oDaily Mail, o estabelecimento comercial teve dificuldades em obter lucros. Para fazer face às despesas, os donos decidiram começar a cobrar quantias superiores por bebidas à partida mais baratas, algo que foi fortemente criticado pelos clientes.

De acordo com omenu disponível online, um café "drip" e os produtos de pastelaria tinham o preço que o "cliente quisesse". Já um expresso custava €3,75 enquanto um Chai Latte ou um Moca chegava aos €5,75. OThe Anarchistvendia ainda autocolantes, camisolas e cartazes anticapitalistas.

"Infelizmente, a falta de riqueza / capital – fruto de fontes eticamente falidas – deixou-me incapaz de enfrentar a estação tranquila do inverno ou de crescer de forma sustentável a longo prazo (…) Que se lixem os ricos. Que se lixe a polícia. Que se lixe o Estado. Que se lixe o campo de extermínio em que vivemos que se chama Canadá", escreveu o proprietário Gabriel Sims-Fewer. 

No último ano, o dono doThe Anarchistfoi também criticado por vários comentários que fez, os mais recentes na altura em que a rainha de Inglaterra, Isabel II, morreu. "Pelo menos um parasita real morreu" e "a rainha era uma merda que deveria ter morrido há mais tempo" foram algumas das frases assinadas por Gabriel Sims-Fewer no Instagram.

Apesar do encerramento do espaço, o proprietário diz ter vivido uma "experiência incrível", com muitos membros da comunidade a "gerarem um debate desesperadamente necessário".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela