Secções
Entrar

Bruxelas aprova oitavo "cheque" do PRR no valor de 1,16 mil milhões. Execução sobe para 61%

Negócios 23 de janeiro de 2026 às 11:12

Comissão Europeia deu uma avaliação preliminar positiva ao novo pedido de desembolso português, após o cumprimento "satisfatório" de 22 marcos e metas. Governo diz que decisão revela "consistência e rigor" na execução do PRR. Previsão é de que o novo "cheque" possa chegar até março.

A Comissão Europeia deu esta sexta-feira uma avaliação preliminar positiva à atribuição do , no valor de 1,16 mil milhões de euros. A decisão vai fazer com que o ponteiro da execução acelere de 52% para 61%, numa altura em que falta menos de um ano para terminar a implementação do PRR.
Segundo a Comissão Europeia, Portugal cumpriu "satisfatoriamente" os . Esses marcos e metas estão associados a reformas e investimentos em várias áreas, nomeadamente saúde, capitalização de empresas, respostas sociais, descarbonização da indústria, melhoria de qualificações e competências, e gestão hídrica. Desses investimentos e reformas, destacam-se a entrada em vigor do acordo de execução para  – que vai absorver as "sobras" do PRR –, a entrada em funcionamento do novo sistema integrado de gestão e avaliação do desempenho na administração pública (SIADAP), incluindo a respetiva plataforma informática, e a assinatura do contrato de execução destinado à construção de uma linha de autocarros de trânsito rápido (Bus Rapid Transit – BRT) em Braga. O cumprimento desses 22 marcos e metas permite a Portugal "desbloquear" um valor bruto corresponde a 1.292 milhões de euros, ao qual é deduzido o valor de pré-financiamento que o país recebeu, o que dá um valor líquido de 1.162 milhões de euros.
"Esta decisão reforça o progresso sólido de Portugal na implementação de reformas e investimentos estruturais, evidenciando consistência e rigor na execução do PRR", afirma o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, citado em comunicado. Em audição no Parlamento na quarta-feira, o , mas acabou por concretizar-se um dia depois. A aprovação do oitavo pedido de pagamento do PRR estava dependente da decisão europeia sobre a reprogramação, que foi entregue no final de outubro e aprovada em dezembro. Nessa reprogramação, os marcos e metas a cumprir foram ajustados, depois de o , reduzindo o montante total a receber do PRR de 22,2 mil milhões para 21,9 mil milhões. A avaliação preliminar positiva da Comissão Europeia tem ainda de ser validada pelo Comité Económico e Financeiro do Conselho da UE. Caso a decisão do Conselho da UE seja também positiva, inicia-se um processo de comitologia, com a consulta de representantes dos 27 Estados-membros. Essa avaliação tem de ser unânime, o que significa que basta um dos 27 Estados-membros dar um parecer negativo para o pagamento não avançar. Concluídas essas etapas, a Comissão Europeia deverá proceder ao desembolso dos 1,16 mil milhões a que Portugal tem direito. O processo pode demorar até dois meses, o que significa que o novo "cheque" poderá chegar no final do primeiro trimestre.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima