Secções
Entrar

Banco de Portugal alerta para nova fraude que altera IBAN do beneficiário

Jornal de Negócios 17 de abril de 2024 às 20:07

Os infratores alteram o IBAN do beneficiário momentos antes do utilizador confirmar a transferência, através de um malware pré-instalado no computador.

A fraude é feita de forma quase impercetível. Numa simples transferência entre contas através do homebanking e com recurso a um malware pré-instalado no computador de uma pessoa, um terceiro agente altera o IBAN da conta beneficiária, mesmo antes do momento de confirmação da transferência.

O Banco de Portugal alerta para esta situação, que é possível de identificar caso, após a introdução dos dados da transferência, o utilizador seja confrontado com um ecrã estático com uma mensagem a indicar "em atualização" ou se lhe surgir um bloqueio temporário do equipamento. É neste período que o infrator está a alterar o IBAN da conta beneficiária para uma de terceiros.

Desta forma, antes de confirmar a transferência, o utilizador deve sempre "ler com atenção todos os detalhes que são apresentados na página de confirmação da transferência ou no SMS enviado pelo banco", indica o Banco de Portugal. Em particular, deve verificar, outra vez, se o IBAN do beneficiário da transferência é o mesmo IBAN que o utilizador introduziu. Em caso de dúvida ou suspeita, o utilizador deve alertar imediatamente o seu banco e, caso uma transferência fraudulenta seja detetada, deve contactar a polícia ou o Ministério Público e pedir novas credenciais de acesso ao homebanking ao seu banco.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela