Secções
Entrar

Azores Airlines com prejuízo de 31 ME entre janeiro e setembro de 2019

03 de janeiro de 2020 às 20:31

No caso específico da SATA Air Açores, que garante as ligações entre as nove ilhas do arquipélago, o resultado negativo foi de 7,6 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2019.

AAzores Airlinesregistou prejuízos de 31 milhões de euros de janeiro a setembro de 2019, sendo o total do seu passivo de 216,2 milhões de euros, indica o relatório de execução financeira das empresas públicas.

De acordo com o relatório do terceiro trimestre de 2019 das empresas do Setor Público Empresarial Regional, entregue na quinta-feira pelo Governo na Assembleia Legislativa Regional dos Açores -- a que a agência Lusa teve hoje acesso --, o ativo da empresa do grupo SATA que assegura as ligações com o exterior da região era neste período de 67,2 milhões de euros.

No caso específico da SATA Air Açores, que garante as ligações entre as nove ilhas do arquipélago, o resultado negativo foi de 7,6 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2019.

O passivo foi em igual período de 277,5 milhões de euros, tendo o ativo atingido 271,8 milhões.

A SATA - Gestão de Aeródromos obteve, por seu turno, um resultado líquido positivo (lucro) de 154 mil euros, sendo o seu ativo de 8,7 milhões, enquanto o passivo foi de seis milhões.

Segundo resultados divulgados pela empresa, o grupo SATA fechou 2018 com um prejuízo de 53,3 milhões de euros, um agravamento de 12,3 milhões face ao ano de 2017.

A pesar no resultado estiveram as perdas da Azores Airlines, que registou um prejuízo de 52,93 milhões de euros, e ao qual se junta o resultado líquido negativo de 2,58 milhões de euros da SATA Air Açores.

De acordo com o relatório a que a Lusa teve hoje acesso, no Hospital do Divino Espírito Santo, na ilha de São Miguel, o resultado líquido do exercício até setembro foi negativo em 18,4 milhões de euros e o total do passivo atingia os 371,4 milhões, contra 160,7 milhões do ativo.

Na ilha Terceira, o Hospital do Santo Espírito obteve um resultado negativo de seis milhões de euros, registando um ativo de 55 milhões e um passivo de 155 milhões.

Segundo os dados enviados ao parlamento açoriano, o Hospital da Horta, na ilha do Faial, registou um prejuízo de 3,8 milhões de euros e um passivo de 89,3 milhões, sendo o seu ativo de 50,7 milhões.

A Saudaçor, entidade gestora de recursos e equipamentos da saúde dos Açores, obteve lucros de 378,1 mil euros, sendo o seu passivo de 769,2 milhões e o ativo de 788,5 milhões.

A empresa Atlânticoline, que assegura as ligações marítimas, registou um valor negativo de 1,3 milhões de euros no período em análise (entre janeiro e setembro do ano passado).

O resultado líquido da Portos dos Açores foi de 2,5 milhões de euros negativos, passivo de 130 milhões e o ativo de 368,4 milhões.

A Empresa de Eletricidade dos Açores (EDA) registou 12,2 milhões de euros de resultado positivo, sendo o seu passivo de 363,6 milhões e o ativo de 580,1 milhões.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela