Secções
Entrar

Avaliação bancária de casas sobe há 13 meses consecutivos

28 de maio de 2018 às 13:33

As maiores subidas para o conjunto da habitação registaram-se nos Açores (2,0%) e na Madeira (1,9%).

O valor médio da avaliação das casas pelos bancos subiu quatro euros, para 1.171 euros por metro quadrado, em Abril face a Março, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). É o 13.º mês consecutivo em que se verifica uma subida. 

1 de 5
Foto: Savills / Rightmove
Foto: D.R.

Segundo o INE, este valor -- obtido no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação - representa um aumento de 0,3% relativamente ao mês precedente e de 5,5% face ao mesmo mês do ano anterior.

Em Abril face ao mês anterior, o valor médio de avaliação dos apartamentos aumentou seis euros, para 1.224 euros/metro quadrado (m2), enquanto nas moradias houve uma descida de três euros, para 1.074 euros/m2.

A nível regional, as maiores subidas para o conjunto da habitação registaram-se nos Açores (2,0%) e na Madeira (1,9%), tendo as únicas descidas acontecido no Centro (-0,4%) e no Norte (-0,3%).

Face a Abril de 2017, o valor médio das avaliações aumentou 61 euros em Abril, com o valor de apartamentos e de moradias a subir 5,4% e 4,9%, respectivamente.

A maior taxa de variação homóloga para o conjunto das avaliações verificou-se nos Açores (7,9%) e a menor no Alentejo (2,6%).

Nos apartamentos, o valor mais elevado foi observado no Algarve (1.478 euros/m2) e o mais baixo no Alentejo (965 euros/m2).

Comparativamente com Março, a Madeira apresentou a maior subida (2,7%) e o Centro e os Açores registaram quebras (-0,2%), enquanto em termos homólogos os Açores apresentaram o crescimento mais expressivo (14,1%) e o Alentejo registou a taxa de variação mais reduzida (2,9%).

Segundo o INE, o valor médio da avaliação para apartamentos T2 situou-se em 1.243 euros/m2, mais 16 euros que no mês anterior, sendo que para os apartamentos T3 - outra das tipologias mais avaliadas - observou-se uma descida de dois euros, tendo-se o valor médio fixado nos 1.151 euros/m2.

Nas moradias, os valores mais elevados da média da avaliação bancária aconteceram na Área Metropolitana de Lisboa (1.452 euros/m2) e no Algarve (1.426 euros/m2) e o mais baixo no Centro (928 euros/m2).

Face a Março, os Açores e a Madeira foram as únicas com taxas de variação positivas (2,8% e 1,2%, respectivamente), enquanto em termos homólogos o maior aumento no valor das avaliações de moradias observou-se na Área Metropolitana de Lisboa (7,7%) e a única variação negativa ocorreu na região do Algarve (-2,5%).

Quando comparado com o mês anterior, o valor da tipologia T3 manteve-se em 1.053 euros/m2 e a moradia tipo T4 desceu 13 euros, para 1.105 euros/m2.

Numa análise por regiões NUTS III, em Abril o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa e a Madeira apresentaram valores de avaliação superiores à média nacional (25%, 22% e 10% acima, respectivamente).

Já a região do Alto Alentejo foi a que apresentou o valor mais baixo em relação à média nacional (-31%).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela