Secções
Entrar

Apple sobe lucros trimestrais em 2,2% para 19.881 milhões de dólares

Jornal de Negócios 03 de agosto de 2023 às 22:41

A fabricante de telemóveis norte-americana viu o resultado líquido subir 2,2% face ao mesmo período do ano anterior, acima do esperado pelos analistas ouvidos pela Refinitiv.

A Apple fechou o terceiro trimestre fiscal com lucros de 19.881 milhões de dólares, o que corresponde a uma subida homóloga de 2,2%. Já no que diz respeito às receitas, a "empresa da maçã" fechou o trimestre com uma faturação de 81,8 mil milhões de dólares, menos 1,4% do que no mesmo período do ano anterior. 

apple

Tanto os lucros como as receitas superaram ligeiramente o consenso dos analistas ouvidos pela Bloomberg e pela Refinitiv.

As receitas com a venda de produtos recuaram 4,4% para 60.584 milhões. Por categoria, a empresa liderada por Tim Cook viu o valor com as vendas de iPhones ficarem praticamente mil milhões de dólares abaixo do valor registado no período homólogo. No total, a companhia faturou 39.669 milhões com a venda destes telemóveis. Já nos computadores Mac a queda foi de 7,3% para 6.840 milhões, enquanto nos iPads o tombo foi de 19,8% para 5.791 milhões - tratando-se da perda mais expressiva. Só a categoria "wearables" e acessórios - que inclui produtos como o iWatch e os iPods  - viu um aumento das receitas: cresceram 2,5% para 8.284 milhões.

No que às receitas com serviços diz respeito, a Apple viu uma subida de 8,2% para 21.213 milhões, o que, segundo Cook, representa "um valor recorde para um terceiro trimestre fiscal", impulsionadas por "mil milhões de subscrições pagas".  

Já a margem bruta fixou-se nos 36.413 milhões, o que representa um aumento de 1,5% face ao mesmo período do ano anterior.

"Durante este trimestre gerámos um forte cash flow de 26 mil milhões de dólares, devolvemos mais de 24 mil milhões aos acionistas, e continuamos a investir nos nosso planos de crescimento a longo prazo", revela ainda Luca Maestri, diretor-financeiro (CFO) da tecnológica, na informação disponibilizada no site da empresa.

As ações da fabricante de dispositivos eletrónicos estão a desvalorizar 1,29% para 188,71 dólares no "after-hours", uma queda que poderá ser explicada pelo facto de praticamente todos os segmentos de produtos terem gerado menos receita.

No final da negociação desta quinta-feira a Apple tinha uma capitalização bolsista de 3.006,9 biliões de dólares, o que representa um aumento de 47,13% desde o início do ano. Contudo, se a queda em bolsa continuar poderá ver o estatuto de "3 Trillion Dollar Baby" escapar.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela