Acionistas da Tesla aprovam bónus de €52 mil milhões a Elon Musk
Patrão da Tesla agradeceu aos acionistas, mas tribunal pode ainda impedir o pagamento do mesmo.
Os acionistas da Tesla aprovaram, na quinta-feira, o pagamento do bónus de 56 mil milhões de dólares (52 mil milhões de euros) a Elon Musk e ainda a transferência da sede jurídica da empresa para o Texas.
Perante esta votação, Musk agradeceu aos acionistas. "Caramba, adoro-vos", disse durante o encontro anual da empresa. Um momento que fez questão de partilhar na sua outra empresa - a rede social X (antigo Twitter).
O plano de compensação estava bloqueado desde janeiro por uma juíza de Delaware (estado da sede jurídica da Tesla), que levantou preocupações de que este pagamento fosse injusto para os acionistas. Na decisão, a juíza, Kathaleen McCormick, considerou que a quantia determinada era "injusta" e que o facto do processo para atribuir o bónus ser feito por um concelho liderado por Elon Musk tinha "falhas profundas".
Em abril, o concelho de administração da empresa de carros elétricos decidiu, submeter novamente o plano para aprovação na assembleia-geral, que posteriormente foi aprovado. Este processo acabou por se tornar uma espécie de referendo à liderança de Musk, que fez uma campanha massiva para que os acionistas aprovassem este bónus. O valor exato depende do preço das ações da Tesla, mas pode chegar aos 52 mil milhões de euros.
Só este bónus vale 3.000 vezes mais do que o patrão mais bem pago no ano passado nos EUA. Porém, ainda nada garante que Elon Musk receba o prémio, já que a votação dos acionistas não é vinculativa e nada garante que o tribunal que em janeiro bloqueou o acordo aceite agora esta nova votação. Esta é uma das razões para que Musk queira mudar a sede da empresa para o estado Texas.
A liderança de Musk tinha sido posta em causa, pela falta de consenso em torno do pagamento deste bónus e pela queda das ações da Tesla, no momento em que a sua posição na indústria de carro elétricos está sob pressão, pela concorrência do mercado chinês.
Edições do Dia
Boas leituras!