Secções
Entrar

Accionista chinês da TAP morreu a tirar uma fotografia

04 de julho de 2018 às 18:14

Wang Jian, de 57 anos, morreu em França após cair de um parapeito.

O presidente e co-fundador do grupo chinês HNA e accionista indirecto da TAP morreu na terça-feira após uma queda de um parapeito. Segundo a polícia francesa, Wang Jian caiu de um parapeito, para onde subiu para tirar uma fotografia da aldeia de Bonnieux, no sul de França.

1 de 3

A notícia da sua morte foi dada pela própria empresa, um dos maiores grupos privadas da China e detentor de uma participação na Atlantic Gateway, consórcio que detém 45% da TAP. Wang, de 57 anos, era um dos maiores accionistas da HNA e tinha 15% da empresa, em conformidade com o outro fundador, Chen Feng, que também detinha outros 15%.

Além da TAP, o HNA tem participações no Swissport e Deutsche Bank.

A morte de Wang surge numa altura complicada para o grupo, que se está a desfazer de activos de forma a resolver problemas de liquidez e altos custos de financiamento, além de estar a ser observado pelas autoridades chinesas sobre "investimentos irracionais" no estrangeiro, que podem "acarretar riscos" para o sistema financeiro do país.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela