Secções
Entrar

5G: CDS-PP vai propor à Assembleia da República que organize conferência

08 de março de 2020 às 11:42

Centristas defendem que "o programa da conferência deve resultar das sugestões e consenso dos diferentes grupos parlamentares". Objetivo é discutir "os desafios de Portugal no futuro digital".

O CDS-PP vai propor à Comissão Parlamentar de Economia e Inovação a realização de uma conferência sobre o5Ge "os desafios de Portugal no futuro digital", disse à agênciaLusao deputado João Gonçalves Pereira.

Na proposta, o grupo parlamentar do CDS pretende, "no âmbito da Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, a realização da conferência '5G: Os desafios de Portugal no Futuro Digital'".

Os centristas querem convidar "todos os 'stakeholders' [intervenientes] e demais interessados a dar o seu contributo", mas assinalam que "o programa da conferência deve resultar das sugestões e consenso dos diferentes grupos parlamentares".

"A chegada do 5G representa a maior revolução tecnológica desde a introdução do 'smartphone'. A introdução desta tecnologia trará consigo um aumento expressivo da velocidade das comunicações, permitindo a transmissão de maiores quantidades de dados e potenciando, em consequência, a criação de novas oportunidades para o desenvolvimento e transformação da economia, assim como o aproveitamento melhorado dos recursos existentes", começa por referir o deputado num requerimento entregue na Assembleia da República.

João Gonçalves Pereira indica que "a disponibilização desta tecnologia assenta, necessariamente, na instalação de uma infraestrutura adequada (e.g. rede física) e da atribuição, em regime de mercado, das frequências do espetro radioelétrico a operadores interessados".

Citando dados do observatório da União Europeia para o 5G, o deputado assinala que "até dezembro de 2019 já existiam 10 países" da União Europeia "onde serviços assentes na nova tecnologia estavam a ser disponibilizados: Áustria, Finlândia, Estónia, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Roménia, Espanha e Reino Unido".

"Os casos de uso para a tecnologia 5G são vastos e abrangem diversas áreas: a disponibilização de mais e melhores conteúdos e serviços digitais, a telemedicina, a automação de processos industriais, o desenvolvimento de veículos de condução autónoma, entre outros", elenca o centrista.

Gonçalves Pereira defende igualmente que, "para que Portugal acompanhe esta transformação inexorável, é necessário que legisladores, reguladores, cidadãos, empresas e instituições estejam devidamente esclarecidos quanto às implicações e benefícios decorrentes da implementação do 5G".

"Tendo em conta que Portugal esteve, no passado, na vanguarda do teste e da implementação deste tipo de tecnologias, que introduziu como prioridade na sua agenda a transição e transformação digitais, e as questões levantadas por outros grupos parlamentares relativamente ao futuro do 5G, o grupo parlamentar do CDS-PP considera oportuna e necessária a promoção, pela Assembleia da República, do esclarecimento dos cidadãos, das empresas e das instituições", salienta.

Com esta conferência, o CDS quer responder às seguintes questões: "Que impacto terá o 5G na economia? Como podem os agentes políticos acelerar a transformação digital? Que questões de segurança podem suscitar o 5G? Pode esta ser mais uma oportunidade de demonstrar a excelência dos produtos e serviços 'made in Portugal'? Como se devem posicionar o regulador e os operadores para o futuro? Qual o impacto previsível no setor das telecomunicações? Que benefícios trará o 5G aos cidadãos e cidadãs?".

O requerimento aponta ainda que no início de fevereiro a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) aprovou o "projeto de regulamento do leilão para atribuição de direitos de utilização de frequências", que "fixa as condições de acesso ao espetro que será disponibilizado, as regras procedimentais do leilão e as condições associadas à sua utilização".

"O projeto de regulamento foi submetido a consulta pública até ao final do mês de março, devendo o leilão dos direitos de utilização de frequências ter lugar já em abril", remata o texto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela