Secções
Entrar

Candidaturas a apoio para compra de veículos de emissões nulas abrem em 31 de março

Lusa 25 de março de 2025 às 20:49

Para os ligeiros de passageiros 100% elétricos o apoio é de até 4.000 euros para pessoas singulares e 5.000 euros para IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), autarquias e autoridades de transportes, com obrigatoriedade de abate do veículo a combustível fóssil com mais de 10 anos.

As candidaturas a um apoio global de 15,5 milhões de euros para a compra de veículos de emissões nulas abrem em 31 de março, anunciou esta terça-feira, 25, o Ministério do Ambiente e Energia.

"Já se encontram publicados no ‘site’ do Fundo Ambiental dois avisos para a apresentação de candidaturas ao incentivo à introdução no consumo de veículos de emissões nulas […]. As candidaturas abrem no dia 31 de março de 2025", indicou, em comunicado.

Em causa estão medidas inseridas nos pacotes Mobilidade Verde-Passageiros e Mobilidade Verde- Mercadorias, com um montante global de 15,5 milhões de euros, que se destinam a apoiar a descarbonização no setor dos transportes e promover a renovação das frotas.

No caso da Mobilidade Verde – Passageiros a dotação é de 13,5 milhões de euros e são contempladas várias tipologias de veículos e equipamentos.

Por exemplo, para os ligeiros de passageiros 100% elétricos o apoio é de até 4.000 euros para pessoas singulares e 5.000 euros para IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social), autarquias e autoridades de transportes, com obrigatoriedade de abate do veículo a combustível fóssil com mais de 10 anos.

Para as bicicletas de carga, elétricas e convencionais os apoios variam entre 500 e 1.500 euros, enquanto para os motociclos, triciclos, quadriciclos e outros dispositivos de mobilidade pessoal elétricos é de até 1.500 euros.

No caso dos carregadores de veículos elétricos em condomínios multifamiliares, o incentivo é de até 80% do valor de aquisição (até 800 euros), por lugar de estacionamento.

Pode ainda acrescer 80% do valor da instalação elétrica, até ao limite de 1.000 euros por lugar de estacionamento.

Já o apoio de dois milhões de euros inserido na Mobilidade Verde – Mercadorias é exclusivamente dirigido a empresas.

Este abrange veículos ligeiros de mercadorias 100% elétricos, com um incentivo de 6.000 euros por unidade, sendo limitado a dois veículos por beneficiário.

Por sua vez, para as bicicletas de carga ou sem assistência elétrica há um apoio de 50% do preço de compra, até um máximo de 1.500 euros no caso das elétricas e de 1.000 euros para as convencionais. Cada beneficiário só poderá usufruir deste apoio até quatro unidades.

As candidaturas podem ser submetidas através do portal do Fundo Ambiental e vão estar abertas por 45 dias ou até a dotação terminar.

Pedro Catarino
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela