Secções
Entrar

Covid-19: Governo equaciona alargar certificado e teste negativo a atividades encerradas

Lusa 12 de julho de 2021 às 22:11

Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, diz que há "a possibilidade de alargar esta experiência a outras atividades" e diz que, à medida que a vacinação progride, o objetivo é "utilizar outras formas de gerir a situação epidemiológica".

O Governo está a equacionar alargar o uso de certificado digital ou teste negativo para acesso a outras atividades afetadas pelos encerramentos devido à covid-19, disse hoje o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

Lusa

"Parece que há a possibilidade de alargar esta experiência a outras atividades", adiantou, explicando que à medida que a vacinação progride o objetivo é "utilizar outras formas de gerir a situação epidemiológica".

Na semana passada, o Governo aprovou em Conselho de Ministros que os restaurantes em concelhos de risco elevado ou muito elevado vão passar a ter de exigir certificado digital ou teste negativo à covid-19 a partir das 19:00 de sexta-feira, aos fins de semana e feriados para refeições no interior.

Além disso, determinou o executivo, o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o território continental vai passar a estar sujeito à existência de certificado digital ou teste negativo por parte dos clientes.

"Nós sabemos que em muitos países europeus é isso que se está a passar. Para aceder a um ginásio, museu, concerto ou hotel é preciso um certificado ou teste", recordou Siza Vieira.

"Ainda não estamos a pensar num alargamento desta natureza" e sim em abranger "atividades que se mantêm encerradas" e "se a população estiver satisfeita" assegurar "um funcionamento nestas condições", referiu.

Questionado sobre os bares e discotecas, que se mantêm encerrados, o ministro não se quis comprometer com datas, apontando antes para atividades como "parques aquáticos e outro tipo de atividades em que faz sentido pensar se podemos abrir com certificado ou teste negativo".

O ministro reconheceu ainda que as medidas foram aplicadas em cima da hora e geraram "algum incómodo" e "dificuldades de interpretação, dúvidas e questões a que o Governo foi tentando responder".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela