Quem vence o campeonato em caso de empate pontual?

Alexandra Pedro 16 de abril de 2017

A cinco jornadas do final do campeonato, FC Porto e Benfica podem terminar com os mesmos pontos. O que diz o Regulamento de Competições da Liga?

O FC Porto está neste momento a três pontos do líder Benfica, depois do empate em Braga (1-1) mas qualquer jogo perdido pelos "encarnados" pode mudar o panorama. Caso o Benfica perca três pontos (seja em Alvalade ou nos restantes jogos) e a equipa de Nuno Espírito Santo não deslize, as duas equipas ficam empatadas com os mesmos pontos.

Neste caso, é necessário recorrer aRegulamento de Competições da Liga. No artigo 17.º: Desempate em caso de igualdade de pontos é explicado quem é o vencedor do campeonato em caso de igualdade pontual. 

Nesta época, as primeiras três alíneas - "a) número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram"; "b) maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si" e "c) maior número de golos marcados no estádio do adversário, nos jogos que realizaram entre si" - são nulas e não servem para desempatar, visto que o Sport Lisboa e Benfica e o FC Porto empataram tanto no estádio do Dragão como na Luz a uma bola. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais