Morreu ex-presidente da UEFA Lennart Johansson

Lusa 05 de junho de 2019
As mais lidas

O sueco, antigo presidente da UEFA entre 1990 e 2007, morreu aos 89 anos, anunciou a Federação sueca de futebol.

O sueco Lennart Johansson, antigo presidente da UEFA entre 1990 e 2007, morreu esta quarta-feira aos 89 anos, anunciou a Federação sueca de futebol.

Getty Images
Em comunicado, a federação indicou que Lennart Johansson morreu hoje aos 89 anos após "uma curta doença".

"O futebol sueco está de luto. Lennart Johansson morreu. Os nossos pensamentos vão para a família e para os mais próximos", referiu a federação.

Na nota, o presidente da federação sueca, Karl-Erik Nilsson salientou que Johansson foi "o mais importante líder internacional de futebol sueco".

Lennart Johansson, nascido em Bromma (Estocolmo) em 1929, iniciou a sua carreira como funcionário do AIK, na secção 'bandy', uma espécie de hóquei no gelo mas com baliza e campos maiores, de onde mais tarde foi para o futebol e do qual fez parte durante três décadas.

Johansson foi presidente da Associação dos Clubes Profissionais Suecos (1984-1991) e liderou a Federação Sueca de Futebol (1985-1990), a partir da qual acedeu à liderança do futebol europeu e mundial.

Durante o tempo em que esteve ao comando da UEFA, Johansson manteve uma disputa com o suíço Sepp Blatter.

Depois de perder as eleições para ser reeleito como presidente da UEFA em 2007 contra o francês Michel Platini, regressou à Suécia para se concentrar inicialmente na promoção do "bandy", o desporto em que iniciou a sua carreira.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais