Sábado – Pense por si

Europeus de Judo: Telma Monteiro vice-campeã de -57 kg

Judoca portuguesa já conseguiu medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e foi quatro vezes vice-campeã mundial.

Telma Monteiro foi hoje vice-campeã europeia de -57 kg, ao perder na final dos Europeus de judo com a húngara Hedvig Karakas, por ippon, em competição que decorre em Praga.

A judoca portuguesa, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e quatro vezes vice-campeã mundial, perdeu já no ponto de ouro, após os quatro minutos iniciais de combate, ao acumular três castigos, quando a sua adversária também tinha dois 'shido'.

Telma Monteiro conseguiu ainda assim a 14.ª medalha em igual número de participações em Europeus, prova em que sempre subiu ao pódio desde a sua estreia, aos 18 anos, em 2004, acumulando desde então cinco medalhas de ouro, duas de prata e sete de bronze.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.