Sábado – Pense por si

Euro2020: Espanha bate Suíça nos penáltis e está nas meias-finais

Espanha venceu a Suíça por 3-1, no desempate por grandes penalidades

A Espanha qualificou-se esta sexta-feira para as meias-finais do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-1, no desempate por grandes penalidades, após 1-1 nos 120 minutos, no primeiro jogo dos ‘quartos’, em São Petersburgo, na Rússia.

No tempo regulamentar, os espanhóis adiantaram-se aos oito minutos, com um autogolo de Denis Zakaria, com a Suíça a empatar aos 68, por Xherdan Shaqiri, e a ficar reduzida a 10 a partir dos 77, por expulsão de Remo Freuler.

Nas meias-finais, no Estádio da Wembley, em Londres, na terça-feira, a Espanha, vencedora da prova em 1964, 2008 e 2012, vai defrontar o vencedor do embate de hoje entre Bélgica e Itália, campeã europeia em 1968.

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.

As polémicas escutas

As 50 conversas de António Costa intercetadas revelam pedidos de cunhas e desabafos. Na Ucrânia, há um português na linha da frente, a fugir de drones e a esconder-se vários dias em trincheiras. Por cá, um casal luta contra a doença do filho, tão rara que ainda não tem nome