Secções
Entrar

Vuelta: Marczynski vence pela no dia em que Froome tremeu

31 de agosto de 2017 às 18:45

O ciclista polaco venceu pela segunda vez na Volta a Espanha, ao conquistar a 12.ª etapa, na qual o líder, o britânico Chris Froome, caiu e cedeu tempo para os rivais

O ciclista polaco Tomasz Marczynski (Lotto Soudal) venceu hoje pela segunda vez na Volta a Espanha, ao conquistar a 12.ª etapa, na qual o líder, o britânico Chris Froome (Sky), caiu e cedeu tempo para os rivais.

O polaco de 33 anos, que já tinha vencido a sexta etapa, cumpriu a ligação entre Motril e Antequera (160,1 quilómetros) em 3h56m45, chegando isolado, com 52 segundos de vantagem sobre um quarteto encabeçado pelos espanhóis Omar Fraile (Dimension Data) e José Joaquín Rojas (Movistar), com os quais tinha andado em fuga.

Antes do arranque da 'Vuelta' 2017, o ciclista de 33 anos nunca tinha alcançado uma vitória numa grande volta, mas a meio da prova espanhola já tem duas, desta feita chegando isolado, depois de ter levado a melhor aos restantes 13 elementos da fuga do dia.

1 de 2
Foto: JOSE JORDAN/AFP/Getty Images
Foto: JOSE JORDAN/AFP/Getty Images

Sob o muito calor que se fazia sentir, os fugitivos chegaram a ter mais de nove minutos de vantagem, numa etapa que se previa que provocasse poucas alterações na geral, apesar de uma subida de primeira categoria e outra de segunda, mas um ataque de Contador, ao qual se juntou o 'azar' de Froome, mudaram os planos do pelotão.

"Esta vitória é ainda mais bonita do que a primeira", disse o polaco no final da tirada, mesmo que tenha sentido "um pouco de medo", que superou ao rolar "com calma até à subida final".

Se Marczynski repetiu a vitória, o espanhol Rojas repetiu o 'azar', uma vez que, depois de ter sido terceiro na sétima etapa e segundo na 10.ª, voltou a ficar no pódio sem conseguir levantar os braços na meta.

As contas para a geral individual aqueceram no final, com o espanhol Alberto Contador (Trek-Segafredo) a fugir nos últimos 23 quilómetros, primeiro com o irlandês Nicolas Roche (BMC), que não aguentou o ritmo, e depois com um colega de equipa, o belga Dylan Teuns.

Nos últimos 12 quilómetros da etapa, o líder sofreu um furo, sendo obrigado a trocar de bicicleta, e depois uma queda, o que o cortou do restante grupo de favoritos e o deixou ainda mais longe da fuga de Contador.

No final, o 'pistoleiro' cortou a meta com 42 segundos de vantagem sobre Froome, que perdeu 20 para o grupo dos favoritos, no qusl seguia o italiano Vincenzo Nibali (Bahrain Mérida), que continua em segundo, a 59 segundos.

O colombiano Esteban Chaves (Orica-Scott) é terceiro a 2.13 minutos, com o espanhol David de la Cruz (Quick-Step Floors) no quarto posto, a 2.16, enquanto o 'veterano' de Madrid, que se retira depois da prova, continua no nono posto, a 3.13, mas agora mais próximo dos lugares cimeiros.

Quanto aos portugueses, Nelson Oliveira (Movistar) continua a ser o melhor corredor luso, tendo caído para a 30.ª posição da geral, ao ser 81.º na etapa.

Rui Costa (UAE Emirates) subiu duas posições para o 36.º posto, depois de ser 91.º na etapa, no mesmo grupo de Oliveira e de Ricardo Vilela (Manzana Postobon), que é 51.º à geral.

Rafael Reis (Caja Rural-Seguros RGA) é 137.º na tabela, depois de hoje ter cortado a meta em 121.º.

Na 13.ª etapa, marcada para sexta-feira, os ciclistas enfrentam uma ligação plana entre Coín e Tomares, com 198,4 quilómetros, que poderá ser uma das últimas oportunidades para os 'sprinters' se mostrarem na 72.ª edição da 'Vuelta'.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela