Secções
Entrar

Supertaça: FC Porto e Benfica lutam por último troféu de ano atípico

21 de dezembro de 2020 às 08:58

O encontro entre o FC Porto e o Benfica, da 42.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira em futebol, realiza-se na quarta-feira no Estádio Municipal de Aveiro.

Os irregulares FC Porto e Benfica, subalternizados pelo Sporting na I Liga de futebol, disputam na quarta-feira a Supertaça Cândido de Oliveira, o primeiro título nacional da época 2020/21 e último do atípico ano de 2020.

Em Aveiro, em nova 'final' sem público, culpa da pandemia da covid-19, os comandados de Sérgio Conceição surgem com maior dose de favoritismo do que o 'onze de Jorge Jesus, pela consistência, nomeadamente defensiva, um sempre maior 'apetite' nestes jogos e ainda pelo histórico entre os dois conjuntos na prova.

Os números da temporada, e volvidos três meses, são, porém, similares, já que ambas as equipas sofreram três derrotas -- uma em casa e duas fora -, com o FC Porto, com menos um jogo, a marcar menos (41 contra 49), mas também a sofrer menos (18 contra 23).

Os portistas perderam por 3-1 no reduto do 'todo poderoso' Manchester City, na 'Champions', e, no campeonato, foram derrotados em casa pelo Marítimo (terceira jornada) e em Paços de Ferreira (sexta), em ambas as ocasiões por 3-2.

Por seu lado, os 'encarnados' perderam por 2-1 com o PAOK, em Salónica, ficando desde logo fora da Liga dos Campeões, e, na I Liga, sofreram derrotas consecutivos com Boavista (0-3 fora, à sexta ronda) e Sporting de Braga (2-3 em casa, à sétima).

A estes desaires, os 'dragões' acrescentam dois empates, um em Alvalade (2-2, para o campeonato) e outro na receção aos 'citizens' (0-0), e as 'águias' quatro, três na Liga Europa e um na Taça da Liga, este 'transformado' em triunfo no desempate por penáltis, face ao Vitória de Guimarães.

Em matéria de vitórias, o FC Porto pode dizer que venceu duas vezes o Olympiacos e outras tantas o Marselha e que, no campeonato, e ao contrário do Benfica, superou em casa o Sporting de Braga (3-1) e goleou no Bessa (5-0).

Quanto ao Benfica, destaque para três expressivos triunfos em reduto alheio, com Famalicão (5-1), Rio Ave (3-0) e Lech Poznan (4-2), todos no início da época, em setembro e outubro, e às quais as 'águias' não conseguiram dar sequência.

Além dos números, os 'dragões' têm sido a equipa habitual na 'era' Sérgio Conceição, um conjunto que liga 'zero' ao conceito do espetáculo e privilegia, sem 'remorsos', o resultado, sendo capaz de, se necessário, 'dar' o comando ao adversário e defender.

Por vezes, a 'especulação' não dá resultado, como aconteceu em Alvalade, onde o FC Porto 'abdicou' de jogar e deixou fugir uma vantagem de 2-1 no fim, mas, na maioria das vezes, os portistas sabem sofrer e controlar os jogos 'sem' bola.

Já o Benfica, dá sempre a ideia que não consegue controlar os adversários, face a 'anormal' acumulação de erros defensivos, dos individuais, com o ex-portista Otamendi como principal rosto, aos coletivos. Muitas vezes, vale Vlachodimos.

Em termos exibicionais, ainda não se vislumbrou nada que se pareça com uma equipa a "jogar o triplo" ou a "arrasar", que o regressado Jorge Jesus prometera, sem bem que a equipa jogue sempre, ou tente jogar, um futebol positivo, para a frente.

Em Aveiro, não se esperam grandes novidades nos dois conjuntos, sendo que o experiente central Pepe deverá ser a grande ausência nos 'dragões' e o lateral direito André Almeida, com lesão para durar até final da época, a principal baixa nas 'águias'.

Conceição poderá fazer alinhar Manafá, Mbemba, Sarr e Zaidu, à frente de Marchesín, um meio-campo com Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio e um ataque com Corona, Luis Díaz e Marega.

Do outro lado, Vlachodimos, na baliza, Gilberto, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo, na defesa, Gabriel e Taarabt, como médios centrais, Rafa e Everton, nos extremos, e Pizzi nas costas de Darwin Núñez serão, possivelmente, os eleitos de Jesus.

O encontro entre o FC Porto e o Benfica, da 42.ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira em futebol, realiza-se na quarta-feira, pelas 20:45, no Estádio Municipal de Aveiro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela