Secções
Entrar

Selecção de sub-21 vence Bósnia e garante play-off

16 de outubro de 2018 às 22:22

André Horta, João Félix, Diogo Gonçalves e Heriberto Tavares foram os autores dos golos da conquista lusa.

A selecção de Portugal de sub-21 venceu, esta terça-feira, a Bósnia por 4-2, qualificando-se para o play-off de acesso à fase final do Europeu de 2019, que terá lugar em Itália e São Marino.

André Horta (20 minutos), João Félix (53), Diogo Gonçalves (63) e Heriberto Tavares (90+1) marcaram os golos portugueses, enquanto Demirovic (43) e Turkes (90+4) apontaram os tentos dos bósnios, na auspiciosa estreia da selecção sub-21 na Madeira.

Para que a qualificação fosse possível, Portugal precisava de vencer o seu jogo e que outros resultados se conjugassem, como veio a suceder.

Esta situação levou a que os jogadores portugueses entrassem no jogo com os nervos 'à flor da pele' e, mesmo sem questionar a superioridade lusa ao longo de toda a partida, o triunfo não foi tão fácil quanto os números deixam transparecer, uma vez que a obrigatoriedade de vencer criou uma inevitável pressão sobre os jogadores.

Tanto assim foi que, logo no primeiro minuto, uma falha do guarda-redes Joel Pereira, na área, causou 'calafrios,' valendo então a falta de pontaria de Demirovic.

A equipa recompôs-se após o susto e, depois de um 'aviso' de João Félix, chegou mesmo à vantagem aos 20 minutos, através de um forte remate colocado de André Horta.

Oportunidades não faltaram aos portugueses durante a primeira parte, mas foram os bósnios, aos 43 minutos, a chegar à igualdade. Um erro defensivo de Jorge Fernandes, que perdeu a bola para Jukic, permitiu a este tocar para Demirovic, que fez o golo da igualdade.

Rui Jorge surpreendeu aos 49 minutos, com a entrada de Diogo Gonçalves para o lugar de Diogo Dalot, e o extremo correspondeu à confiança, marcando o terceiro golo, aos 63 minutos, já depois de o benfiquista João Félix ter feito o segundo, aos 53.

Confiantes, os jogadores lusos sentiam a vitória cada vez mais perto e, já na compensação, Portugal fez o quarto golo, após excelente trabalho na esquerda de Jota, que 'picou' a bola sobre o guarda-redes bósnio, surgindo Heriberto Tavares a confirmar o golo, já sobre a linha de baliza contrária.

Os bósnios ainda tiveram tempo de reduzir a vantagem lusa, fazendo o seu segundo golo, por Turkes, aos 90+4, que aproveitou bem uma má abordagem ao lance do guarda-redes Joel Pereira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela