Secções
Entrar

Sabe o que ganha um atleta olímpico por cada medalha?

Beatriz Rainha com Ana Bela Ferreira 08 de agosto de 2024 às 19:46

Há quem ganhe milhões, há quem não leve nada e há até quem receba um apartamento, tudo depende do país do atleta.

Com os Jogos Olímpicos quase a terminar, muitos já foram os atletas que subiram ao pódio para celebrar a conquista de uma medalha. Mas além de levarem para casa o símbolo da sua conquista, muitos são recompensados nos seus países com prémios financeiros e não só, alguns deles determinados pelos comités olímpicos nacionais. Conheça algumas das compensações atribuídas aos campeões olímpicos no regresso a casa. 

Talvez os países mais surpreendentes da lista sejam o Cazaquistão, a Noruega e a Grã-Bretanha, mas por razões diferentes. O Cazaquistão, segundo os media locais, dá um apartamento e, consoante a qualificação do atleta, vem com mais ou menos assoalhadas: para a medalha de ouro há um T3, para a prata um T2 e para o bronze um T1. Além das casas, os atletas também recebem um prémio monetário que ronda os 230 mil euros para o primeiro lugar, 137 mil para o segundo e 69 mil para o terceiro.

Já a Noruega não dá nenhum valor ao atleta tal como a Grã-Bretanha. Os EUA também é dos países que dá menos aos desportistas: algures entre os 33 mil euros e os 15 mil euros. A explicação para estes valores pode estar no facto de o país ser um dos que mais investe nos atletas ao longo da carreira. 

Mais baixos do que os EUA, só a Alemanha dá ainda menos por medalha. Aproximadamente 20 mil euros é o valor que leva o primeiro qualificado, o segundo leva 15 mil euros e o terceiro lugar 10 mil euros.

O país anfitrião deste ano, França, também não dá valores por aí além, mas o primeiro lugar leva cerca de 65 mil euros, já os restantes lugares arrecadam cerca de 25 mil euros e 15 mil euros.

Os nuestros hermanos são bastante generosos na hora de recompensar os atletas pelos seus esforços nesta competição. Em Espanha, o primeiro lugar ganha perto de 94 mil euros, o segundo 48 mil euros e o terceiro 30 mil.

Já Portugal está longe de estar no pódio no que toca às maiores recompensas. Os medalhados no primeiro lugar recebem 50 mil euros, enquanto os de prata e bronze recebem 30 mil e 20 mil, respetivamente.

Do lado oposto, um dos países que mais dá aos atletas é Singapura, segundo o programa de pagamentos nos grandes jogos. Uma medalha de ouro vale 675 mil euros, o segundo lugar leva para casa 337 mil euros e o terceiro 168 mil euros. Taiwan não fica atrás, o primeiro lugar recebe 656 mil euros, o segundo 229 mil euros e o terceiro lugar 164 mil euros. 

As Filipinas também estão a a dar nas vistas em relação às recompensas, após o ginasta Carlos Yulo ganhar duas medalhas de ouro, surgiram várias notícias com a lista de prémios que o atleta vai ganhar: um apartamento T2 totalmente mobilado, avaliado aproximadamente em 380 mil euros; 158 mil euros pagos pela Comissão do Desporto das Filipinas mais 56 mil euros da Câmara dos Representantes. Mas não pense que acabou, Yulo irá receber refeições grátis para o resto da vida em alguns estabelecimentos locais, um iPhone 16 e ainda colonoscopias e consultas de gastrenterologia grátis para o resto da vida, mas só a partir dos 45 anos.

REUTERS/Aleksandra Szmigiel
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela