Secções
Entrar

Recurso de Bruno de Carvalho suspende expulsão até decisão em Assembleia-Geral

01 de março de 2019 às 16:49

A expulsão de Bruno de Carvalho de sócio do Sporting ficará suspensa caso o ex-presidente recorra para a Assembleia Geral no prazo de 30 dias.

A expulsão de Bruno de Carvalho de sócio do Sporting ficará suspensa caso o ex-presidente recorra para a Assembleia Geral (AG) no prazo de 30 dias, explicou esta sexta-feira o presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) do clube.

Em declarações à Lusa, Joaquim Baltazar Pinto, indicou que os recursos, nas penas de expulsão, "têm efeito suspensivo" e que ninguém é expulso de sócio até que haja uma decisão da AG, assinalando que os 30 dias para a apresentação de recursos contam a partir da data da notificação dos visados, o que, neste caso, já aconteceu.

Nos casos de penas de suspensão, de que foram alvo outros elementos da direção presidida por Bruno de Carvalho, os recursos têm efeito "devolutivo e não suspensivo", ou seja, "funciona logo a suspensão", independentemente do recurso para a AG.

"É evidente que se a Assembleia Geral mantiver as penas de expulsão ficam expulsos do clube, já não ficam sócios do clube. Os outros, da suspensão, cumprirão os prazos da suspensão, e a partir do cumprimento desses prazos, passarão outra vez a ser sócios de pleno direito", esclareceu o presidente do CFD do Sporting.

O juiz conselheiro jubilado no Supremo Tribunal de Justiça acrescentou que assim que receber eventuais recursos, nos termos dos estatutos do clube, serão encaminhados para o presidente da Mesa da Assembleia Geral, Rogério Alves.

"Quando houver recurso, remeteremos os autos para o senhor presidente da Mesa da Assembleia Geral, que, quando entender, marcará a Assembleia Geral. A Mesa da Assembleia Geral não recebe ordens do Conselho Fiscal e Disciplinar e o Conselho Fiscal e Disciplinar é completamente independente e não recebe ordens do Conselho Diretivo", sublinhou Joaquim Baltazar Pinto.

Pouco tempo depois de o Sporting anunciar as decisões do CFD, a irmã de Bruno de Carvalho revelou, numa publicação na rede social Instagram, que o ex-presidente do Sporting vai recorrer da expulsão de sócio do clube 'leonino'.

"Bruno de Carvalho vai recorrer da prepotente expulsão e os sócios vão mobilizar-se para serem ouvidos e para ser possível recuperar o carisma, garra e vibração ao nosso SCP [Sporting Clube de Portugal]", refere a publicação de Alexandra Carvalho.

O Sporting tinha informado que Bruno de Carvalho, cuja presidência ficou marcada pelas agressões a jogadores da equipa de futebol e técnicos na Academia do clube, em Alcochete, no fim da época 2017/18, cometeu 12 infrações disciplinares graves, relacionadas com as contas do clube, publicações nas redes sociais e "obstaculização" da AG de destituição.

Além de Bruno de Carvalho, de 47 anos, foi também punido com a sanção de expulsão de sócio o antigo vice-presidente Alexandre Godinho, devido a 10 infrações disciplinares.

Da direção liderada por Bruno de Carvalho, foram ainda aplicadas ainda penas de suspensão por nove meses a Carlos Vieira (seis infrações), seis meses a Luís Gestas (quatro) e repreensão registada a Rui Caeiro (duas), tendo ainda sido decidido o arquivamento dos autos referentes a Luís Roque e José Quintela.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela