Secções
Entrar

Portugal vence Bósnia-Herzegovina e está mais perto da qualificação

12 de janeiro de 2020 às 17:01

Equipa das "quinas" fica à espera da ajuda da anfitriã Noruega para qualificar-se já este domingo para a ronda principal do Euro2020.

A seleção portuguesa de andebol cumpriu, sem o brilhantismo da estreia, a tarefa de vencer a Bósnia-Herzegovina, por 27-24, e fica à espera da ajuda da anfitriã Noruega para qualificar-se já este domingo para a ronda principal do Euro2020.

Portugal teve no guarda-redes Alfredo Quintana um dos principais responsáveis pelo segundo triunfo no torneio, tal como tinha acontecido perante a campeoníssima França (28-25), cujo empate ou derrota no jogo de hoje com a Noruega colocará a "equipa das quinas" na segunda fase.

A formação orientada pelo selecionador Paulo Pereira isolou-se no comando do Grupo D, que se está a disputar na cidade norueguesa de Trondheim, com quatro pontos, mais dois do que a equipa anfitriã, enquanto os franceses e a estreante seleção dos Balcãs estão ainda em 'branco'.

A seleção lusa beneficiou da eficácia do ponta direito Pedro Portela, melhor marcador do jogo, com nove golos (oito na segunda parte) e está a curta distância de superar um grupo que integra duas das grandes potências da modalidade, Noruega e França, segunda e terceira classificadas do último Mundial, respetivamente.

A Bósnia equilibrou as operações nos minutos iniciais, mas dois golos de João Ferraz permitiram a Portugal conquistar uma vantagem de 7-4 e o sistema 'sete contra seis' - uma das armas nacionais -, foi a fórmula encontrada pelo adversário para restabelecer a igualdade 10-10.

O desconto de tempo pedido por Paulo Pereira traduziu-se em dois golos marcados em menos de 30 segundos e o intervalo chegou com a vantagem mínima a favor dos portugueses, por 12-11, o mesmo resultado que se registava no fim da primeira parte no jogo com a França.

O início do segundo período revelou-se nefasto para a seleção nacional, que esteve muito tempo sem marcar e permitiu que a Bósnia ganhasse dois golos de vantagem, mas o 'sete contra seis' dos balcânicos proporcionou vários golos de Portugal com a baliza deserta, por Pedro Portela, já depois de nova intervenção oportuna de Paulo Pereira.

A situação dos bósnios agravou-se com a exclusão por dois minutos quase simultânea de dois jogadores e a 'equipa das quinas' alcançou pela primeira vez a vantagem de cinco golos aos 22-17, que, com alguns sobressaltos, soube gerir até ao apito final.

Após 14 anos de ausência, Portugal está a disputar pela sexta vez a fase final do Campeonato da Europa - no qual tem como melhor resultado o sétimo lugar alcançado em 2000, na Croácia -, encerrando a participação na ronda preliminar na terça-feira, frente à Noruega, em Trondheim.

Jogo no pavilhão Trondheim Spektrum, em Trondheim (Noruega).

Portugal - Bósnia-Herzegovina, 27-24.

Ao intervalo: 12-11.

Sob a arbitragem de Mindaugas Gatelis e Vaidas Mazeika (Lituânia), as equipas alinharam e marcaram:

- Portugal: Alfredo Quintana, Fábio Vidrago (1), Alexandre Cavalcanti (2), Rui Silva (2), Belone Moreira, António Areia (3) e Alexis Borges (2). Jogaram ainda Pedro Portela (9), Miguel Martins (3), João Ferraz (3), Daymaro Salina, Diogo Branquinho (1), André Gomes, Fábio Magalhães (1), Luís Frade e Humberto Gomes.

Treinador: Paulo Pereira.

- Bósnia-Herzegovina: Benjamin Buric, Alen Ovcina (2), Ibrahim Haseljic (2), Marko Panic (3), Marin Vegar (1), Vladimir Vranjes (4) e Mirsad Terzic (1). Jogaram ainda Nebojsa Grahovac (1), Josip Peric (1), Senjamin Buric (1), Igor Mandic, Ivan Karacic (1), Nikola Prce (5) e Dejan Malinovic (2).

Treinador: Bilal Suman.

Marcha do marcador: 2-1 (05 minutos), 5-4 (10), 8-5 (15), 10-7 (20), 10-8 (25), 12-11 (intervalo), 12-14 (35), 14-14 (40), 17-16 (45), 21-17 (50), 25-21 (55) e 27-24 (resultado final).

Assistência: 7.936 espetadores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela