Secções
Entrar

Platini não vai ao Comité de Ética da FIFA

16 de dezembro de 2015 às 15:21

Os advogados do francês justificam a decisão do dirigente francês baseando-se no que afirmam ser "o desprezo pela presunção de inocência" por parte do organismo que tutela o futebol mundial

Michel Platini vai faltar à audição no Comité de Ética da FIFA, marcada para sexta-feira, por considerar que o "veredicto está tomado e já foi anunciado", informaram esta quarta-feira os advogados do presidente suspenso da UEFA.

Em comunicado enviado à agência noticiosa francesaAFP, os advogados de Platini - que estarão presentes na audição - justificam a decisão do dirigente francês com base no que dizem ser "o desprezo pela presunção de inocência" por parte do organismo regulador do futebol mundial.

Na sexta-feira, o porta-voz do Comité de Ética, Andreas Bante, disse que Platini iria, "certamente, ser suspenso por vários anos", em declarações ao jornal desportivo francêsL'Équipe.

Platini, candidato à presidência da FIFA e que está a cumprir uma suspensão provisória de 90 dias, arrisca-se a ser irradiado do futebol devido ao recebimento de um pagamento controverso no valor de 1,8 milhões de euros.

"Ao tomar esta decisão, Michel Platini pretende demonstrar a sua profunda indignação relativamente a um processo que considera ser exclusivamente político e que visa impedir a sua apresentação como candidato à presidência da FIFA", indica o comunicado.

O líder da UEFA foi suspenso provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética a 08 de Outubro, o que significa que a sua candidatura está em suspenso até 5 de Janeiro de 2016, data em que termina a suspensão, a menos de dois meses das eleições, marcadas para 26 de Fevereiro.

No dia seguinte à divulgação das suas declarações noL'Équipe, Bantel lamentou que tenha sido publicada uma "entrevista não autorizada", assinalando que estava apenas a esclarecer as possíveis sanções em que incorria o presidente da UEFA.

Na altura, Bantel insistiu que "a questão da corrupção [contra Platini] está bem fundamentada" e que "mesmo supondo que a acusação de corrupção não é aceite, há muitos outros delitos como conflito de interesses, má gestão ou falsificação de contas".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela