Secções
Entrar

Mulher detida na China por "comentários difamatórios" sobre atletas nacionais

Lusa 13 de agosto de 2024 às 12:56

Wang, de 38 anos, "causou um impacto social negativo significativo" com as suas publicações, que datam de maio passado e cujo conteúdo não foi divulgado.

A polícia da cidade chinesa de Cantao, sudeste da China, deteve recentemente uma mulher por "publicar repetidamente comentários ofensivos e difamatórios contra atletas e treinadores chineses".

REUTERS/Sarah Meyssonnier

A investigação, lançada na sequência da queixa de um cidadão, revelou que Wang, de 38 anos, "causou um impacto social negativo significativo" com as suas publicações, que datam de maio passado e cujo conteúdo não foi divulgado. As suas ações "perturbaram a ordem 'online'" e constituíram "ofensa pública contra a reputação" das pessoas visadas, afirmaram as autoridades de Segurança Pública da cidade, em comunicado.

Wang encontra-se atualmente sob custódia policial e o caso ainda está sob investigação.

Uma outra mulher, de 29 anos, foi detida na semana passada pela polícia de Pequim depois de ter publicado "comentários difamatórios" sobre atletas chinesas após a final feminina de ténis de mesa nos Jogos Olímpicos de Paris. A detenção ocorreu depois de a polícia ter recebido queixas sobre uma publicação de He na rede social Weibo, o equivalente chinês do X, que foi considerada pelo Departamento de Segurança Pública de Pequim como "prejudicial" devido à sua natureza "difamatória".

Nos últimos dias, a imprensa oficial chinesa denunciou comportamentos "inadequados" por parte de alguns internautas a propósito dos Jogos Olímpicos. Estes comportamentos foram alvo de uma campanha contra mais de 800 contas nas redes sociais chinesas que incentivavam a "negatividade e o conflito" durante as partidas de ténis de mesa.

A campanha faz parte da luta das autoridades chinesas contra o que descrevem como "cultura tóxica das celebridades", que ditou o encerramento de centenas de contas nas redes sociais nos últimos anos, devido a alguns utilizadores defenderem agressivamente os seus ídolos contra o que interpretam como ataques de fãs de outras celebridades.

Dada a veemência de alguns fãs de certas celebridades, incluindo atores e cantores, Pequim tomou medidas nos últimos anos, como a proibição da criação de tabelas classificativas de celebridades ou a dissolução de alguns clubes de fãs, que são muito ativos nas redes sociais chinesas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela