Secções
Entrar

Justiça espanhola emite mandado de detenção para Rubiales por alegada corrupção

Luana Augusto 20 de março de 2024 às 21:07

Guarda Civil espanhola iniciou esta quarta-feira uma série de buscas em residências particulares. O futebolista Piqué é um dos visados nesta investigação.

A Guarda Civil espanhola revistou na manhã desta quarta-feira, 20 de março, a sede da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), e o apartamento do antigo presidente Luis Rubiales, em Granada. As buscas, que ocorreram a mais de uma dezena de residências particulares, visavam a recolha de documentação que já havia sido anteriormente solicitada.

De acordo com as autoridades, as diligências prendem-se assim com uma investigação relacionada com um acordo milionário, que terá ocorrido entre 2018 e 2023, para que a Supertaça de Espanha fosse disputada na Arábia Saudita, e que permitiu ao futebolista Gerard Piqué  - através da sua empresa Kosmos - e a Rubiales acordar "um plano para lucrar 24 milhões de euros" à custa da Federação. Em causa estão, por isso, os contratos feitos pela RFEF com a empresa do ex-jogador do Barcelona.

Os crimes que estão a ser investigados são os de "corrupção em negócios, administração desleal e branqueamento de capitais", crimes estes que resultaram numa lista de detenção de sete pessoas, entre as quais do advogado e braço-direito de Rubiales, Tomás González-Cueto.

Rubiales constava também nesta lista do Tribunal de Instrução 4 de Majadahonda, mas o antigo presidente federativo encontra-se na República Dominicana, onde passa grandes temporadas e tem negócios. Fontes de investigação citadas pelos meios espanhóis dizem estar tranquilas quanto a esta ausência, uma vez que o antigo presidente da Federação tem raízes em Espanha e deverá regressar ao país. Nesse momento será constituído arguido e detido.

Desde agosto do ano passado, quando foi afastado pela FIFA por três anos por terbeijado na bocaa avançada espanhola Jennifer Hermoso durante o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino, que Luís Rubiales tem estado no centro das atenções, por alegadas más práticas e ilegalidades na gestão da Real Federação Espanhola de Futebol.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela