Jesus: "O Benfica é o grande candidato"
Jorge Jesus assumiu que ainda espera dois jogadores para o eixo da defesa e que ainda pode perder atletas até ao fecho do mercado
O treinador do Sporting, Jorge Jesus, acredita que o Benfica é o principal candidato ao título na temporada que começa este domingo para os "leões", frente ao Desportivo das Aves. O técnico do clube de Alvalade confessou ainda o desejo de colocar a equipa na Liga dos Campeões.
"O grande candidato é sempre o vencedor. O Benfica venceu e é o grande candidato. Não posso fazer juízos de valor pela pré-época. É subjectiva a forma como se trabalha na pré-época. Há quem trabalhe para começar bem o campeonato e outros para disputar o resultado na pré-época. Não é um sinal que nos possa dizer quem está melhor", disse na conferência de imprensa de antevisão do jogo de estreia na Liga.
O treinador lembrou ainda que o Sporting tem que disputar dois jogos para o campeonato antes de se focar na Liga dos Campeões, mas não escondeu que passar a eliminatória é um objectivo claro. "É uma competição que nós também queremos recuperar e estar num nível em que o Sporting possa ser identificado como um clube de grande prestígio. Vamos jogar com uma equipa romena [Steaua de Bucaresta], mas o fundamental é focar o principal objectivo que é o Aves e depois falaremos sobre esta eliminatória da Champions", acrescentou.
Jorge Jesus mostrou-se satisfeito por iniciar a nova temporada com quase todo o plantel completo, ao contrário do que aconteceu há um ano, frisando que espera receber mais dois atletas para o eixo defensivo.
"Nenhum treinador está satisfeito com a equipa que tem e nem sempre consegue contratar o que quer, mas estamos extremamente satisfeitos com aquilo que temos. Tentámos estar e partir para o campeonato com quase 90% dos jogadores contratados. Como treinador procuro sempre poder estabelecer e fechar essa mesma possibilidade", defendeu.
Sem poder contar o argentino Alan Ruiz para o encontro frente aos avenses, a contas com uma lesão no tornozelo direito, Jorge Jesus acredita que o estádio dos recém-promovidos ao escalão principal viverá um ambiente de festa e quer entrar a ganhar.
"Amanhã [domingo] em Vila das Aves abrimos a época com um jogo, que pela experiência que tenho e com estas equipas que regressam à I Liga, vai ser um jogo de festa. Vamos encontrar um clima de jogos a sério, mas o Sporting também vai ter a sua massa associativa em grande número na Vila e queremos começar bem porque temos que ter qualidade e acredito isso vai acontecer amanhã [domingo]", explicou.
Sobre a possibilidade do reforço Bruno Fernandes e do capitão Adrien Silva jogarem lado a lado no seu sistema de jogo, o líder da equipa explicou que são futebolistas distintos, mas que se podem complementar. "Claro que o Bruno leva vantagem porque leva sete semanas de trabalho, mas o Adrien trabalha comigo há dois anos e sabe perfeitamente quais são as minhas ideias. O Bruno anda à procura de conhecer as ideias da equipa. O treinador tem sempre que arranjar soluções para potencializar e arranjar maneira de os poder encaixar", argumentou.
A terminar, o técnico disse que ainda que "conta com todos os jogadores do plantel enquanto estiverem no clube", admitindo que possa perder um ou outro atleta, tal como aconteceu no ano passado com João Mário e Slimani.
No domingo, Sporting e Desportivo das Aves dão o pontapé de saída para a primeira jornada da I Liga portuguesa, pelas 18h00, no Estádio dos avenses, numa partida que será dirigida pelo árbitro Tiago Martins, da associação de futebol de Lisboa.
Edições do Dia
Boas leituras!