Secções
Entrar

Horários, suplentes e inscrições. As novas regras das competições europeias

27 de março de 2018 às 13:47

A UEFA anunciou hoje uma série de alterações nas regras referentes à Liga dos Campeões e Liga Europa. Saiba o que vai mudar já na próxima temporada.

A UEFA anunciou esta terça-feira uma série de alterações nas regras referentes à Liga dos Campeões e Liga Europa, com destaque para a possibilidade de os clubes inscreverem três jogadores contratados no mercado de inverno.

1 de 8
Futebol, Liga Europa, Sporting, Wolfsburgo
Foto: Harold Cunningham/Gettyimages
Futebol, Liga Europa, Quartos-de-final, Sevilha, Zenit, Nápoles, Club Brugge, Wolfsburgo, Fiorentina, Dínamo Kiev, Dnipro
Foto: Dennis Grombkowski/gettyimages
Futebol, Liga dos Campeões, FC Porto, Bayern Munique
Foto: Gettyimages
Futebol, Liga Europa, Quartos-de-final, Sevilha, Zenit, Nápoles, Club Brugge, Wolfsburgo, Fiorentina, Dínamo Kiev, Dnipro
Foto: Gettyimages
Futebol, UEFA, Liga dos Campeões, Prémios
Foto: Harold Cunningham/Gettyimages
Futebol, Liga dos Campeões, Champions League, Prémios, Milhões
Foto: Harold Cunningham/Gettyimages
Futebol, Liga dos Campeões, Barcelona, Bayern Munique
Foto: Gettyimages
Liga dos Campeões
Foto: EPA/SEBASTIEN NOGIER

As novas regras, em vigor a partir da próxima temporada, retiram as restrições que tinham lugar nas transferências de atletas que já tivessem jogado na fase de grupos das provas europeias, que estavam impedidos de alinhar pelo novo clube, como aconteceu esta temporada, por exemplo, com o brasileiro Philippe Coutinho, transferido do Liverpool para o FC Barcelona.

"Um clube pode registar três novos jogadores elegíveis sem quaisquer restrições, em linha com a situação regulatória existente nas diferentes ligas domésticas, que não impõem restrições na janela de Inverno", referiu o organismo de cúpula do futebol europeu, através do seu sítio online.

Outra das alterações prende-se com as finais da Champions e da Liga Europa, bem como a Supertaça Europeia, com 23 jogadores, em vez de 18, a passarem a surgir na ficha de jogo, o que permite 12 jogadores no banco de suplentes, em vez de sete, para permitir "mais flexibilidade aos treinadores com substituições e facilitar gestão de plantel para os jogos mais importantes da temporada", explicou a UEFA.

A partir da temporada 2018/19, poderá ser efectuada uma quarta substituição no prolongamento de jogos da fase a eliminar.

Também vão entrar em vigor novos horários, na próxima temporada. Assim, na Liga dos Campeões os jogos vão disputar-se às 20h00 portuguesas (21h00 em grande parte da Europa). Na fase de grupos, quatro encontros vão começar às 17h55.  Já nLiga Europa, da fase de grupos aos oitavos-de-final os encontros vão realizar-se ou às 17h55 ou às 20h00. Os quartos-de-final, meias-finais e final vão jogar-se às 20h00.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela